Um grupo de pesquisadores conseguiu pescar uma raia de 180 quilogramas, que mede por volta de 1,5 metro de largura, nos Estados Unidos, na quarta-feira 27.
O nome da raia pescada é roughtail gigante (“cauda áspera” gigante, em tradução livre). O animal pescado vive no Oceano Atlântico Norte.
De acordo com a entidade de fauna Peixes e Vida Sselvagem de Connecticut, o peixe possui uma cauda venenosa, mas não é agressivo e geralmente fica longe da costa.
Na foto, a raia está com seu ventre (a barriga) virado para cima. A equipe rapidamente fez algumas medições e imediatamente devolveu o animal à água.
Leia também: “Método para dormir que ‘salva casamentos’ viraliza no TikTok”
Além da raia, outros pescadores viram “tubarão gigante” nos EUA
Uma tripulação de marinheiros que saiu da costa de Port Aransas, cidade no Texas, para uma expedição, encontrou uma espécie rara de tubarão no caminho. Os mais de 4,5 mil dentes do animal surpreenderam.
A equipe compartilhou a experiência nas redes sociais, em 19 de agosto. Maior peixe do mundo, o tubarão-baleia é dificilmente visto em águas rasas.
Alexus Jade e Addison Smith, que trabalham na empresa de aluguel de barcos Gulf Magic Charters, são os responsáveis pela gravação.
“O que torna isso um grande acontecimento é que a água não é muito profunda, e os tubarões-baleia são bem grandes”, disse Jade. “Era possível navegar ao redor dele, que simplesmente nadava, até finalmente mergulhar novamente.”
O grupo não matou o animal.
Espécie é rara
Ao todo, os tubarões-baleia podem medir até 12 metros de comprimento. Os animais têm 350 fileiras de dentes, mas não mordem e nem mastigam, uma vez que se alimentam por meio da filtragem.
O tubarão-baleia pertence à classe dos condrictes, cujo esqueleto é feito de cartilagem.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica informa que essas criaturas podem viver por muitos anos. O mais antigo documentado datava 75 anos, mas acredita-se que eles possam viver por mais de 100 anos.
A espécie corre risco de extinção. De acordo com a organização World Wildlife, eles “são capturados acidentalmente, ou caçados por suas barbatanas, consideradas uma iguaria na Ásia”.