Reino Unido emite alerta para calor excepcional

Temperatura deve ultrapassar os 40 graus nesta segunda-feira
-Publicidade-
A temperatura mais alta já registrada até hoje  no Reino Unido foi de 38,7 graus, em 2019
A temperatura mais alta já registrada até hoje no Reino Unido foi de 38,7 graus, em 2019 | Foto: Reprodução/Governo Britânico

O sistema nacional de meteorologia do Reino Unido, o Met Office, prevê para esta segunda-feira, 18, as temperaturas mais altas já registradas no país. O boletim do fim de semana informava que as temperaturas poderiam passar dos 40 graus nesta segunda-feira em algumas regiões, e o governo decretou alerta de emergência nacional de calor extremo.

Mais socorristas e ambulâncias foram disponibilizados e o serviço de metrô funciona com restrições. “Temos 48 horas difíceis pela frente”, disse o ministro encarregado da coordenação do governo, Kit Malthouse, à BBC. A temperatura mais alta registrada no Reino Unido foi de 38,7 graus, no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, em 2018.

O clima extremo tem castigado diversos países da Europa. Na Itália, a seca na região norte, a pior em 70 anos, atingiu em cheio o Vale do Rio Pó, responsável por um terço da produção agrícola do país, e deflagrou uma série de crises que, combinadas, culminaram na renúncia do primeiro-ministro, Mario Draghi, na semana passada. O pedido de demissão foi negado pelo presidente Sergio Mattarella, e o destino do país segue incerto.

-Publicidade-

Portugal, Espanha e França também têm sofrido com a desordem climática, principalmente com o tempo seco e incêndios florestais, que já atingiram 11 mil hectares no sudoeste francês. Também foram registrados muitos focos de incêndio na Grécia. Nesses países, as temperaturas superaram os 40 graus nos últimos dias. Na Espanha, a máxima até agora registrada foi de 45,7 graus.

As autoridades europeias informaram que a onda de calor e os incêndios já causaram cerca de mil mortes. Os serviços de meteorologia europeus informaram que não há previsão de chuvas significativas, e o calor intenso deve seguir por alguns dias.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.