De acordo com os dados alfandegários russos divulgados em 4 de fevereiro pelo The Wall Street Journal, as empresas de defesa da China têm “enviado equipamentos de navegação, tecnologia de interferência e peças de caças a jato para o governo russo”. Isso teria interferido no conflito com a Ucrânia.
Embora exista um acordo internacional de sanções e controles de importação, foram encontradas dezenas de milhares de remessas de bens de uso duplo — produtos com aplicações comerciais e militares — que a Rússia importou depois da invasão que teve início em fevereiro de 2022.
O The Wall Street Journal analisou 84 mil remessas registradas pela alfândega da Rússia desde que o Ocidente impôs sanções econômicas ao Kremlin, especialmente em mercadorias críticas para as Forças Armadas daquele país.
Entretanto, a Rússia tem capacidade de produzir internamente grande parte de suas necessidades militares básicas. Ela depende apenas das importações de tecnologia de uso duplo, como chips.
O relatório citou um analista da organização não governamental C4ADS, voltada para o combate de redes criminosas que ameaçam seguranças globais, que mostrou que “as empresas de defesa estatais chinesas continuam a enviar peças de aplicação militar para empresas de defesa russas sancionadas”.
A ONG esclarece que as empresas russas foram flagradas usando esses mesmos tipos de peças na guerra da Rússia na Ucrânia. Liu Pengyu, porta-voz da Embaixada da China em Washington, negou que “a China forneça ‘ajuda’ à Rússia”. “A alegação de que a China fornece ‘ajuda’ à Rússia não tem base factual, mas é puramente especulativa e deliberadamente exagerada”, afirmou.
Sem guerras, os consórcios vivem fazendo narrativas, em estado de guerra então, não se acredita em nada do que dizem os membros da OTAN, China, Rússia, ucrãnia…
Alguém duvida do retorno da guerra fria? Só que foi esquentada pela Russia com combustível chinês. Teremos a terceira guerra, sendo que a quarta serâ com arco e flechas.
Todos os governos socialistas vivem de NARRATIVAS.
Eles irão desmentir descaradamente e sempre.
Algo similar ao que o Molusco está fazendo no Brasil ?