-Publicidade-

Retaliação: Alemanha, Polônia e Suécia expulsam diplomatas russos

Na semana passada, Moscou expulsou três representantes desses países
Presidente da Rússia, Vladimir Putin tem novo problema diplomático para lidar
Presidente da Rússia, Vladimir Putin tem novo problema diplomático para lidar | Foto: Reprodução/Flickr

Alemanha, Polônia e Suécia expulsaram três diplomatas russos nesta segunda-feira, 8, em retaliação coordenada a uma ação similar realizada pela Rússia. Na semana passada, Moscou expulsou três diplomatas desses países sob a acusação de terem participado de protestos que pediam a libertação do líder opositor Alexei Navalny. As expulsões aconteceram enquanto o chanceler russo, Sergey Lavrov, se reunia com o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell.

A resposta na mesma moeda ressalta a volatilidade nas relações entre os países e uma erosão da confiança entre ex-adversários da Guerra Fria, enquanto nações do Ocidente acusam Moscou de tentativa de desestabilização, e o Kremlin rejeita o que vê como interferência estrangeira. Mesmo com a ação dos russos, o chefe da diplomacia europeia defendeu a realização de sua viagem ao país. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta segunda-feira que a remoção de diplomatas ocorreu um dia antes da viagem de Borrell.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou na TV estatal que as ações da Alemanha, Polônia e Suécia foram “injustificadas, hostis e uma continuação da mesma série de ações que o Ocidente está tomando contra nosso país, que qualificamos como interferência nos assuntos internos”, de acordo com agências de notícias russas.

Leia também: “O xadrez global em 2021”, artigo de Márcio Coimbra publicado na Edição 41 da Revista Oeste

Com informações de O Globo

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês