Rússia expulsa diplomatas da Alemanha, Polônia e Suécia

Eles são acusados pelo governo russo de participar de protestos considerados ilegais contra a prisão do líder opositor Alexei Navalny
-Publicidade-
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expulsou diplomatas de países europeus
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expulsou diplomatas de países europeus | Foto: Divulgação/Kremlin

O governo da Rússia anunciou nesta sexta-feira, 5, a expulsão de diplomatas da Alemanha, Polônia e Suécia sob a acusação de que eles teriam participado de protestos considerados ilegais contra a prisão do líder opositor de Vladimir Putin, Alexei Navalny. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse, em comunicado, que as ações dos diplomatas foram “inaceitáveis”. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, condenou a expulsão, que chamou de “injustificada”, em entrevista coletiva. Ela conversou com jornalistas depois de uma reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron, que também lamentou as expulsões. O ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau, convocou o embaixador polonês na Rússia para consulta e disse esperar que o país reverta a decisão de expulsar o diplomata que atuava em São Petersburgo. Uma porta-voz da diplomacia sueca disse à agência de notícias Reuters que é falsa a acusação de que um servidor do país tenha participado das manifestações.

É possível que a União Europeia, que condena a prisão do líder opositor, aplique sanções contra a Rússia, assim como já anunciaram os Estados Unidos.

Leia também: “Navalny, opositor de Putin, é detido na Rússia”

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site