Rios poluídos com remédios podem causar pandemia

Entre os medicamentos encontrados estão antibióticos, remédios para epilepsia, diabetes e depressão.
-Publicidade-
Rio em Bangladesh (Foto: reprodução Pixabay)
Rio em Bangladesh (Foto: reprodução Pixabay)

Mais de um quarto dos rios do mundo estão poluídos com drogas ao nível tóxico. O cenário poderia causar outra pandemia, informouo site Euronews. Realizada pela PNAS, a pesquisa da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos analisou 258 rios em 104 países.

Os pesquisadores encontraram alta concentração de antibióticos nos rios pesquisados, o que pode desenvolver maior resistência nas bactérias — e levar a pandemia de difícil controle. Os dois únicos lugares onde não havia nenhuma poluição por medicamentos eram a Islândia e um rio da Venezuela, com acesso apenas a indígenas, que não usam remédios modernos.

-Publicidade-

Na Europa, os pesquisadores encontraram o rio mais poluído em Madri. Um dos piores casos foi um rio de Bangladesh, usado como esgoto de uma fábrica de remédios, onde o antibiótico metronidazole foi encontrado numa concentração 300 vezes maior que o nível de segurança. A região mais afetada é a África Subsaariana. Entre os medicamentos encontrados nos rios que poderiam causar outra pandemia estão antibióticos, remédios para epilepsia, diabetes e depressão.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.