A diferença entre o brasileiro Vinícius Júnior e o espanhol Rodri na disputa pela Bola de Ouro foi de apenas 41 pontos. A revista France Football e o jornal L’Équipe revelaram, nesta sexta-feira, 8, alguns detalhes sobre a premiação.
De acordo com as publicações, a diferença de pontos entre Vinícius Júnior e Rodri não é tão grande, uma vez que todos os jogadores que receberam votos somaram ao menos 15 pontos.
No total, nove jogadores foram escolhidos pelos 99 jurados como os melhores do mundo. Entre eles estão o meia inglês Bellingham (com cinco votações), o lateral-direito espanhol Carvajal (quatro) e o volante alemão Toni Kroos (duas), além de Mbappé, Haaland, Lautaro Martínez e Lookman (uma cada).
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Os jornalistas escolhem dez jogadores para votar e distribuem pontos de acordo com a ordem: 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto. O jogador com o maior pontuação é o vencedor da Bola de Ouro.
Apesar de não ter conquistado o prêmio, Vinícius Júnior foi o brasileiro mais bem-classificado na Bola de Ouro desde que Kaká venceu em 2007. Antes dele, Neymar ficou em terceiro lugar em 2015 e 2017.
O vencedor Rodri não apareceu entre os dez primeiros em alguns dos votos de cinco jurados, enquanto Vinícius Júnior foi excluído da lista de três jornalistas. A falta de consenso entre os votantes ficou evidente, já que nenhum deles seguiu a mesma ordem dos cinco primeiros colocados na pontuação final: Rodri, Vinícius Júnior, Bellingham, Carvajal e Haaland.
Leia mais:
O resultado gerou insatisfação entre os torcedores brasileiros, que esperavam a vitória de Vinícius Júnior, e também no Real Madrid, que conquistou a última Liga dos Campeões com o atacante como destaque. Informado de que o jogador não venceria, o clube decidiu cancelar o voo da sua delegação para a cerimônia, que ocorreu na semana passada em Paris.
Como consequência da ausência, ninguém da equipe esteve presente na premiação para receber o prêmio de Melhor Treinador, conquistado por Carlo Ancelotti, nem para levantar o troféu de Melhor Equipe de Futebol Masculino, que foi atribuído ao próprio Real Madrid.
Vinicius Junior foi vítima de racismo?
No Brasil, a escolha de Rodri, embora justificada por sua excelente temporada no Manchester City e na seleção espanhola, campeã da Europa, foi vista por muitos como uma reação ao ativismo de Vinícius Júnior contra o racismo. O próprio jogador acredita que sua postura fora de campo influenciou na votação, segundo pessoas próximas a ele.
O atacante brasileiro, por sua vez, deixou claro que não pretende mudar. Incomodado com o resultado da votação, ele não parabenizou Rodri e se manifestou nas redes sociais com uma única frase: “Farei dez vezes se for preciso, eles não estão preparados”, logo depois do encerramento da cerimônia.
Pep Guardiola, técnico de Rodri no Manchester City, discorda das associações ao racismo. “Vinícius deveria ter vencido? Talvez, mas não foi o que aconteceu”, afirmou o treinador. “São os jornalistas, e não um grupo de elite, que decidem isso. É uma opinião de cem jornalistas de diferentes países. Por isso o futebol é lindo.”
O repórter Eugenio Goussinsky, de Oeste, também discorda desta hipótese. Segundo a matéria “O ídolo dos lacradores”, publicada na Edição 241 da Revista Oeste, o desempenho apagado na Seleção Brasileira foi um ponto que prejudicou o atleta na Bola de Ouro. “Na última Copa América, decepcionou”, escreveu Goussinsky. “Ficou de fora das quartas de final por ter recebido o segundo amarelo. Teve atuações apagadas na primeira fase.”
depois do politicamente correto, vem o patrulhamento do “voto correto”… essa iniciativa sempre parte da turma woke em todo tipo de eleição… a minoria lacradora tentando a unanimidade… dias melhores virão