As defesas aéreas da Rússia interceptaram e abateram drones ucranianos direcionados a Moscou e arredores nesta quarta-feira, 21. Além da capital, os ataques afetaram as regiões de Briansk, Belgorod e Kursk, na fronteira com a Ucrânia, e Kaluga.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Essa é uma das maiores tentativas de atacar Moscou com drones”, declarou o prefeito da capital, Sergei Sobianin. Ele assegurou que não houve vítimas nem danos materiais. O Ministério da Defesa da Rússia informou que um total de 45 drones ucranianos foram destruídos pelas defesas aéreas durante a noite.
Paralelamente, na região de Kursk, tropas russas ainda enfrentam uma ofensiva terrestre lançada pelo Exército ucraniano desde 6 de agosto.
Leia também: “Rússia acusa Estados Unidos de ajudem a Ucrânia em sabotagem nos gasodutos Norte Stream”
Ucrânia tem atacado infraestruturas da Rússia
A Ucrânia tem atacado repetidamente a infraestrutura de petróleo e gás na Rússia desde o início da operação militar do país em 2022, mas ataques de drones à capital são raros.
Leia também: “Rússia termina Olimpíada sem ouro entre as quatro medalhas dos ‘atletas neutros'”
Em maio, as autoridades russas relataram a destruição de um drone nos arredores de Moscou, o que resultou em restrições temporárias nos dois principais aeroportos da cidade.
Um ano antes, em maio de 2023, duas aeronaves foram abatidas pelas defesas aéreas próximas ao Kremlin.
Leia também: “Ataque russo com míssil a mercado na Ucrânia deixa ao menos 10 mortos; vídeo”