Mísseis russos atingiram cinco cidades ucranianas nesta sexta-feira, 28. Até o momento, 23 pessoas, entre elas crianças, foram mortas. Alertas de ataques aéreos foram emitidos no país. Os mísseis atingiram as cidades de Uman, Dnipro, Kremenchuk, Poltava e Mykolaiv.
Na cidade de Dnipro, o míssil atingiu uma casa e matou uma mulher e sua filha de 3 anos de idade, segundo o prefeito da cidade, Borys Filatov. Em Uman, um prédio residencial foi atingido e desabou parcialmente.
No Twitter , o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mostrou os escombros do prédio atingido e pediu mais armas aos países aliados. “Só podemos derrotar o terror russo juntos — com armas para a Ucrânia e com as mais duras sanções contra o Estado terrorista. Além de sentenças justas para os assassinos russos.”
A Força Aérea da Ucrânia conseguiu derrubar a maioria dos mísseis russos – 21 de 23. De acordo com Zelensky, se não fosse por isso, a Rússia teria conseguido matar mais civis. “Podemos parar o terror e salvar as pessoas apenas com armas”, disse o presidente ucraniano.
Presidente da Ucrânia conversa com representante do Conselho Europeu
O presidente da Ucrânia conversou por telefone com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Na ligação, discutiram sobre os ataques russos. Além disso, dialogaram sobre a proibição da importação de produtos agrícolas por Estados vizinhos.
“Expressei profunda preocupação com tais decisões e enfatizei que essas medidas são uma violação grosseira”, contou Zelensky. “Apelei para encontrarmos uma solução para o caso, tendo em conta a legislação da União Europeia [UE], o Acordo de Associação e os interesses de todas as partes.”
Charles Michel confirmou o contato. “Em ligação com Zelensky, conversamos sobre a extensão das exportações livres de tarifas por mais um ano para a UE”, disse. “O apoio militar, humanitário e político continuará enquanto for necessário. Os contínuos ataques russos contra civis apenas fortalecem nossa determinação.”
O ex-presidiário deveria ter ido pro front pra tomar uma cervejinha e acabar com a guerra
Putin mais uma vez atacando civis sem nenhum escrúpulo.
É um terrorista, crápula e sanguinário.
Antônio Soares, acrescento mais três na lista: lula, daniel ortega da nicarágua e maduro da venezuela