Um tribunal da Rússia cassou, nesta segunda-feira, 5, a licença do jornal Novaya Gazeta, um dos poucos meios de comunicação independentes restantes do país. Na prática, significa o fechamento do jornal.
De acordo com a imprensa internacional, o órgão de controle de imprensa da Rússia, Rozkomnadzor, acusou o Novaya Gazeta de não fornecer documentos relacionados a uma mudança de propriedade em 2006, e a Corte Distrital de Basmanny, em Moscou, acabou julgando a denúncia procedente.
O editor-chefe Dmitry Muratov, ganhador do Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para manter as reportagens críticas na Rússia, que acompanhava o julgamento do lado de fora do tribunal, disse que a decisão foi “política, sem a menor base legal” e que o jornal irá recorrer.
Em um comunicado, o Novaya Gazeta disse que a decisão da Corte Distrital de Basmanny, em Moscou, “matou o jornal, roubou 30 anos de vida de seus funcionários e privou os leitores do direito à informação”.
O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) chamou o julgamento de “mais um golpe para a independência da mídia russa” e insistiu para Moscou proteger a liberdade de imprensa.
A cassação da licença do Novaya Gazeta ocorreu poucos dias depois da morte do líder soviético Mikhail Gorbachev, que foi um dos fundadores do jornal, em 1993, tendo utilizado parte do dinheiro do Prêmio Nobel da Paz recebido em 1990. O jornal sempre foi considerado, no ocidente, uma referência em reportagens investigativas na Rússia, país onde a liberdade de imprensa sempre esteve sob rígido controle estatal.
Em março, depois de ser advertido por violar novas leis de censura relativas à cobertura do conflito na Ucrânia, o jornal suspendeu as operações na Rússia. Então, membros da equipe se mudaram para a Europa e criaram um jornal on-line, cujo acesso é bloqueado na Rússia.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Fosse à alguns anos ficaria muito triste com o fechamento de um veículo de comunicação. Hoje depois de ver o que fazem, Globo,Folha, Estadão e outros agonizantes, conspirando abertamente contra o País e contra o Governo, não fazem jus a liberdade que tem, portanto se deixarem de existir terão só o meu desprezo.
No comunismo do pt é assim, fecha-se tudo…tiranos