A Rússia interromperá os ataques à Ucrânia, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em entrevista concedida à agência Reuters. Mas exige uma série de contrapartidas para isso. Moscou ordena que Kiev se renda militarmente; assegure, por meio constitucional, que não irá aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nem à União Europeia (UE); reconheça a Crimeia, invadida em 2014, como território russo; e aceite as repúblicas separatistas do Donbass (Donetsk e Luhansk) como independentes.
Segundo Peskov, os negociadores russos informaram aos ucranianos seus termos na última semana, quando participaram de reuniões em Belarus. “Realmente, estamos propondo a desmilitarização da Ucrânia”, salientou o porta-voz. “Mas a principal coisa é a Ucrânia cessar sua ação militar. Aí, ninguém vai atirar.” E vai além. “Eles devem fazer emendas à Constituição nas quais rejeitem a entrada da Ucrânia em qualquer bloco.”
O representante da Rússia trata ainda de questões territoriais. “Não estamos tomando Donetsk e Luhansk da Ucrânia”, afirmou. “Elas não querem fazer parte daquele país. Mas isso não significa que devam ser destruídas.”
E conclui. “De resto, a Ucrânia é um Estado independente, que irá viver como quiser, sob as condições de neutralidade.”
Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, reportagem de Flavio Morgenstern publicada na Edição 102 da Revista Oeste
Ninguém no Mundo tem direito de tirar VIDAS.
Só isso Putin? E na bundinh@ não quer nada não? Isso tá me cheirando a desespero desse doente mental. Como já vimos, ele não esperava essa reação dos ucranianos. Foi surpreendido. Agora senta e chora. Isso é blefe puro dele. Tá se borrando o babaca.
A melhor coisa para o povo ucraniano, é o governo do país assinar a rendição. Pena que governos não necessariamente pensam no bem estar do povo – soltar criminosos para virarem soldados, por exemplo, é uma decisão boa para o povo?
Quanto que tá o scrap a favor do putin? Deve tá valendo uma nota hien, é pago em BTC? Ajuda um pobre coitado que também minto.
Pelo visto, a única pessoa que recebe grana aqui, é o sr., pois vive acusando todos aqui de ser “remunerados” pela Rússia, oras, se toda a mídia é a favor da Ucrânia, pelo visto não são os russos pagando, não é mesmo? Eu já conheço o seu tipo: “acuse os outros daquilo que vc. é…”, se tem alguém aqui recebendo grana para escrever a mesma coisa sempre em todos os comentários deste post, deve ser o sr., não é mesmo? Aprenda a argumentar, ao invés de fazer acusações rasas e sem nexo. Aproveita e estude mais sobre geopolítica. Boa sorte.
Eu me lembro bem de Outubro de 1962: Os USA descobriram e não quiseram mísseis balísticos soviéticos com agivas nucleares na ilha-prisão a 150 km da costa da Florida e, no cara-a-cara que se seguiu, Kruschev piscou e os retirou. Putin deve conhecer esse episódio muito bem do lado dele.
A verdade é simples: superpotências têm razões geopolíticas estratégicas. Nada mais.
Vale lembrar que nesse caso Kennedy assegurou que um ataque vindo de Cuba seria encararado como um ataque soviético, só aí o Nikita viu que na casa branca tinha comando e resolveu recuar, fosse um Biden ou Obama a crise dos mísseis teria um fim trágico para os EUA. Grande estadista foi Kennedy, faz muita falta.
Concordo com você. E julgo que é essa mentalidade de Kennedy, há 60 anos, que você afirma—>” “…um ataque vindo de Cuba seria encarado um ataque soviético…” que norteia Putin hoje. Ele vê a aproximação da Ucrania com UE como uma ameaça à Rússia. De que informações disporá Putin? Que movimentos reais promove a UE? Fica difícil julgar a árvore sem conhecer toda floresta.
Caro Luiz, portar armas nucleares declaradas do inimigo não é o mesmo que tentar entrar numa aliança defensiva.
Rssia derrete.
PUTINHO ESTÁ CERTO ! QUEM COMEÇOU FORAM ELES ! AGORA AGUENTEM !!
O cara anexou a Criméia mas quem começou foi a Ucrânia, o cara invadiu o país sem ser ameaçado e quem começou foi a Ucrânia. É….. Você tem sérios problemas ou ganha bem pra espalhar essas coisas, também quero uma renda extra diz aí a fonte.
E pra beber, não vai nada?
A Europa de joelhos
A ARROGÂNCIA E FRIEZA DO PUTIN EMBRULHA O ESTÔMAGO. Espero que seja perseguido como o Bin Laden.
MOSCOU, 7 de março. /TASS/. Nacionalistas ucranianos usaram mais de 150 moradores de Mariupol como escudo humano, matando quatro e ferindo cinco civis, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, major-general Igor Konashenkov, nesta segunda-feira.
“Ontem, por volta das 17h, horário de Moscou, as forças da RPD [República Popular de Donetsk] foram confrontadas com uma unidade de nacionalistas armados ucranianos na Avenida Vitória, em Mariupol. Os militantes empurravam mais de 150 civis à sua frente, usando-os como um escudo humano”, disse o porta-voz.
Ao detectar combatentes da milícia popular da RPD, os nacionalistas ucranianos abriram fogo por trás de civis. Como resultado do fogo, os nacionalistas ucranianos mataram quatro e feriram cinco civis, disse o porta-voz.
As forças da milícia popular da República Popular de Donetsk evacuaram civis libertados através do distrito de Vinogradnoye de Mariupol para o território sob seu controle. Todos os evacuados receberam a assistência necessária, disse o general.
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou em 24 de fevereiro que em resposta a um pedido dos chefes das repúblicas do Donbass, ele havia tomado a decisão de realizar uma operação militar especial na Ucrânia para proteger as pessoas “que sofreram abuso e genocídio por parte o regime de Kiev por oito anos.” O líder russo ressaltou que Moscou não tem planos de ocupar territórios ucranianos e que a operação visa desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia.
Ao esclarecer os desdobramentos, o Ministério da Defesa da Rússia assegurou que as tropas russas não estão atacando cidades ucranianas, mas estão limitadas a atacar cirurgicamente e incapacitar a infraestrutura militar ucraniana. Não há nenhuma ameaça à população civil.
Excelente análise, Angela. A mídia mostra às pessoas que a Ucrânia foi invadida em um ato de agressão gratuita. Claro, quem sofre com isso é o povo ucraniano, mas o presidente da Ucrânia não é inocente nessa história. Ele fez de tudo para que a Rússia invadisse o país. Como? Ignorou os avisos de Putin para não entrar no NATO, algo que o presidente russo fez desde a eleição do ex comediante, em 2019. Também ignorou os dois enclaves de maioria russa dentro da Ucrânia, na fronteira com a Rússia. Assim como vc., eu também vi informações de ataques de grupos ucranianos, os nacionalistas, contra os povos de origem russa nas duas cidades. O grande problema é a mídia fazer as pessoas acreditarem que apenas um lado é errado e o outro, totalmente certo. Quem já leu a biografia correta do presidente ucraniano, sabe do que eu falo. Sim, invasões são péssimas, mas o ucraniano duvidou e a NATO não irá defender a Ucrânia. Há muita coisa envolvida nisso.
Eita deve ter muito $$ envolvido pois alegar quem um judeu é nazi é de tamanha desfaçatez que chega a ser cômico. Parabéns a propaganda porca da Rússia.
Lembre que a “mãe Rússia” vai proteger seus cidadãos da verdade limitando a internet para poder reverberar essa ladainha que vocês Angela e John Wayne estão falando. Numa guerra o mais importante é propaganda e não a verdade.
Ucrânia foi agredido e não o contrário!
Sr. Luis: pare de “viajar na maionese”!
Eu estudo geopolítica há décadas. Sim, tem muito dinheiro envolvido e está nas mãos do “comediante” ucraniano! Nem Israel está ao lado dele, veja outra notícia sobre isso aqui mesmo. Eslavos nunca foram santos e se o sr. não sabe, eu te explico: nem sempre quem invade é o culpado, pare de acreditar na ladainha da mídia vendida. Um homem que tem muito dinheiro em paraísos fiscais, é sempre estranho. A Ucrânia foi agredida? Oras, o dia que alguém, após o sr. avisar para não colocar lixo no seu quintal e mesmo assim, a pessoa fizer, quero ver se o sr. não irá “invadir” a casa dele para lhe dar uns cascudos! US quase começou uma guerra em 1962, por causa dos mísseis russos em Cuba. agora, se a Rússia não quer mísseis em suas fronteiras, ela está errada? Seria melhor o sr. estudar um pouco de geopolítica e deixar de crer na mídia, toda ela, que, ao invés de mostrar os fatos, apoia um lado, como se um lado fosse santo e o outro, diabo. Veja as duas cidades com maioria russa, como elas sofrem nas mãos dos ucranianos. Ali, não tem santos e Putin, avisou muito antes, mas o “comediante”, pagou para ver sem ter cacife para aguentar o tranco. Pesquise o assunto antes de embarcar no vitimismo ucraniano.
Com uma exigência dessa atendida, a Ucrânia será apenas uma extensão da Rússia e não um país independente. Isso ainda vai dar BODE!!