Os produtores de frutas cítricas do Uruguai devem colher mais de 6 milhões de caixas na temporada 2020/2021, o que representa uma alta de 19% em relação à safra anterior. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura do país. A estimativa mais tardia da safra é baseada no trabalho de campo realizado em junho e julho e inclui as produções de laranja, tangerina, limão e toranja.
Leia mais: “Começa na Inglaterra o julgamento sobre formação de cartel no setor de laranja no Brasil”
Laranja
Os produtores de laranja devem colher 2,7 milhões de caixas, um aumento de 23%. A expectativa do ministério é que 1,2 milhão de caixas da fruta serão exportadas in natura — sem passar por processamento — , ou 44%. O mercado interno, incluindo a indústria de processamento de sucos e in natura, deverá absorver 56% da safra de laranja.
Limão
A produção de limão deve chegar a 1,5 milhão de caixas, com alta de 21%. Cerca de 1,1 milhão de caixas da fruta serão vendidas localmente ou transformadas em suco pela indústria uruguaia, de acordo com a pasta.
Leia também: “Uruguai anuncia reabertura das fronteiras para vacinados”
Tangerina
Já a produção de tangerina deve crescer 14%, para 2,2 milhões de caixas. Espera-se que aproximadamente metade da tangerina seja processada em suco ou vendida no mercado interno.
Os resultados finais da safra cítrica de 2021 serão divulgados pelo Ministério da Agricultura do Uruguai em outubro.
Com informações da Citrus BR