Conhecido como o “influenciador de Deus”, o jovem Carlo Acutis recebeu o reconhecimento do Vaticano que abre caminho para se tornar um santo. O menino faleceu aos 15 anos, em 2006, em virtude de uma leucemia fulminante.
O garoto é celebrado por utilizar as redes sociais para evangelizar e ficou conhecido como “ciberevangelista” e “padroeiro da internet”. Tinha um conhecimento notável acima da média em ciência da computação, apesar de não ter estudos formais na área.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Acutis foi beatificado em outubro de 2020 — isto é, quando o catolicismo aceita que uma pessoa finalmente vive no paraíso. Uma pessoa nesse estado pode interceder por aqueles que os rogam em oração.
O reconhecimento da beatificação veio através da cura de uma criança, que sofria com uma doença rara, no Brasil. Na ocasião, o avô tocou as roupas de Carlo que estavam expostas em uma paróquia de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Ele, no entanto, nunca visitou o Brasil.
O “Influencer de Deus” nasceu em Londres e viveu a maior parte de sua vida entre Milão e Assis. O menino britânico faleceu em Monza, na Itália. Ele foi considerado o primeiro beato de “calça jeans e tênis”.
Processo para virar santo
O papa Francisco convocou uma assembleia solene para definir os termos da canonização (processo para virar santo) de Carlo e outros três beatos.
A Igreja Católica ensina que, embora somente Deus realize milagres, os santos intercedem pelas pessoas que oram a eles. Em virtude de seu papel significativo na evangelização digital, Carlo foi nomeado patrono da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, no ano passado.
“Esse rapaz foi realmente genial, e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”, disse o bispo dom Domenico Sorrentino, ao Vatican News.
Leia mais: “Triunfo do bem”, matéria de Ana Paula Henkel publicada na edição 159 da Revista Oeste