Se Lula ganhar, presidente da Argentina propõe criação de ‘eixo’ com Brasil e México

Em carta enviada a Manuel López Obrador, Alberto Fernández sugeriu uma política comum contra a desigualdade social
-Publicidade-
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o ex-presidente Lula, em encontro na sede do governo argentino, em Buenos Aires - 10/12/2021 | Foto: Divulgação/Lula/Instagram
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o ex-presidente Lula, em encontro na sede do governo argentino, em Buenos Aires - 10/12/2021 | Foto: Divulgação/Lula/Instagram

Em uma carta, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, propôs ao líder mexicano, Manuel López Obrador, a criação de um “eixo contra a desigualdade” na América Latina, em parceria com um eventual governo Lula.

Fernández pede ainda que Obrador apoie Lula. “Ele é uma grande pessoa e o maior líder que a América do Sul teve e tem”, escreveu o presidente da Argentina. “Devemos acompanhá-lo em tudo o que estiver ao nosso alcance.”

Segundo o documento divulgado ontem por Obrador, “se isso acontecesse, faria muito bem ao povo brasileiro”. Adiante, Fernández sugere a criação do “eixo MBA (México, Brasil e Argentina)“, em torno de uma política comum.

-Publicidade-

“Para uma melhor qualidade democrática e fundamentalmente para uma distribuição de renda mais justa”, argumentou o presidente da Argentina. “Nunca devemos esquecer que vivemos no continente mais desigual.”

Obrador responde

O presidente do México respondeu a Alberto Fernández. Segundo Obrador, ele concorda com Fernández em quase tudo o que foi proposto no documento. “Só acho que, independentemente dessa aliança em nossa América, deve-se buscar a integração de toda a América”, disse Obrador, em entrevista coletiva.

Aproximação do presidente da Argentina com López Obrador

Em fevereiro do ano passado, em meio ao escândalo dos fura-filas da vacina do governo peronista, o presidente da Argentina viajou ao México para doar imunizantes russos. Nesse ínterim, Fernández se aproximou de Obrador, e ambos fecharam um acordo por insumos para produzir vacinas da AstraZeneca.

Leia também: “Argentina: o eterno flerte com o suicídio”, reportagem publicada na Edição 68 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.