Se Lula ganhar, presidente da Argentina propõe criação de ‘eixo’ com Brasil e México
Em uma carta, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, propôs ao líder mexicano, Manuel López Obrador, a criação de um “eixo contra a desigualdade” na América Latina, em parceria com um eventual governo Lula.
Fernández pede ainda que Obrador apoie Lula. “Ele é uma grande pessoa e o maior líder que a América do Sul teve e tem”, escreveu o presidente da Argentina. “Devemos acompanhá-lo em tudo o que estiver ao nosso alcance.”
Segundo o documento divulgado ontem por Obrador, “se isso acontecesse, faria muito bem ao povo brasileiro”. Adiante, Fernández sugere a criação do “eixo MBA (México, Brasil e Argentina)“, em torno de uma política comum.
“Para uma melhor qualidade democrática e fundamentalmente para uma distribuição de renda mais justa”, argumentou o presidente da Argentina. “Nunca devemos esquecer que vivemos no continente mais desigual.”
Regresé de mi gira por Chiapas y Tabasco al mismo tiempo que llegó Beatriz, quien me representó en Chile y Argentina. Mi amigo Alberto Fernández dio respuesta a mi carta con una bella, auténtica y fraterna proclama política. La comparto. pic.twitter.com/IMAKEhPJSp
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) March 14, 2022
Obrador responde
O presidente do México respondeu a Alberto Fernández. Segundo Obrador, ele concorda com Fernández em quase tudo o que foi proposto no documento. “Só acho que, independentemente dessa aliança em nossa América, deve-se buscar a integração de toda a América”, disse Obrador, em entrevista coletiva.
Aproximação do presidente da Argentina com López Obrador
Em fevereiro do ano passado, em meio ao escândalo dos fura-filas da vacina do governo peronista, o presidente da Argentina viajou ao México para doar imunizantes russos. Nesse ínterim, Fernández se aproximou de Obrador, e ambos fecharam um acordo por insumos para produzir vacinas da AstraZeneca.
Leia também: “Argentina: o eterno flerte com o suicídio”, reportagem publicada na Edição 68 da Revista Oeste