António Guterres, secretário-geral da ONU, anunciou um encontro com os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, Volodymyr Zelensky, da Ucrânia. Desde 24 fevereiro, os ucranianos enfrentam uma invasão russa.
“Na próxima semana, vou me encontrar com o presidente Vladimir Putin na Rússia e o presidente Volodymyr Zelenskyy na Ucrânia”, escreveu Guterres na sexta-feira 22, no Twitter. “Precisamos de medidas urgentes para salvar vidas, acabar com o sofrimento humano e trazer a paz na Ucrânia.”
De acordo com a Tass, uma agência de noticias estatal da Rússia, o encontro com Putin foi confirmado.
“Na terça-feira, 26 de abril, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, chegará a Moscou para conversar com o chanceler russo, Sergey Lavrov”, disse Dmitry Peskov, porta-voz presidencial russo. “Ele será recebido pelo presidente Vladimir Putin”, disse Peskov.”
Stephane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, afirmou que Guterres classificou o momento como “de grande perigo e consequências” e “gostaria de discutir medidas urgentes para trazer a paz na Ucrânia e o futuro do multilateralismo com base na Carta das Nações Unidas e do direito internacional”.
Pausa humanitária
Em 19 de abril, Guterres enviou mensagens às missões permanentes da Rússia e da Ucrânia na ONU com uma solicitação dirigida aos presidentes dos dois países para recebê-lo em suas respectivas capitais. Na mesma data, ele também fez um pedido público pelo Twitter para um cessar-fogo entre os dois lados durante a semana santa da Páscoa cristã ortodoxa, que termina em 24 de abril.
“Estou pedindo uma pausa humanitária ortodoxa na Semana Santa para a guerra na Ucrânia”, postou o secretário-geral da ONU. “Convido todas as partes – e todos os campeões da paz ao redor do mundo – a se juntarem ao meu apelo de Páscoa. Salve vidas. Pare o derramamento de sangue e destruição. Abra uma janela para o diálogo e a paz.
Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste
Que o seu empenho seja coroado com o estabelecimento da Paz na Ucrânia.
Que comovente! Um apelo humanitário do fundo do Twitter! Pedir uma trégua durante a Páscoa soa como estímulo para prosseguir a guerra depois da breve pausa!