Secretário-geral da ONU anuncia encontro com Putin e Zelesnky

Em 19 de abril, Guterres pediu para ser recebido nas capitais da Rússia e da Ucrânia
-Publicidade-
António Guterres, secretário-geral da ONU
António Guterres, secretário-geral da ONU | Foto: Reprodução/Twitter

António Guterres, secretário-geral da ONU, anunciou um encontro com os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, Volodymyr Zelensky, da Ucrânia. Desde 24 fevereiro, os ucranianos enfrentam uma invasão russa.

-Publicidade-

“Na próxima semana, vou me encontrar com o presidente Vladimir Putin na Rússia e o presidente Volodymyr Zelenskyy na Ucrânia”, escreveu Guterres na sexta-feira 22, no Twitter. “Precisamos de medidas urgentes para salvar vidas, acabar com o sofrimento humano e trazer a paz na Ucrânia.”

De acordo com a Tass, uma agência de noticias estatal da Rússia, o encontro com Putin foi confirmado.

“Na terça-feira, 26 de abril, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, chegará a Moscou para conversar com o chanceler russo, Sergey Lavrov”, disse Dmitry Peskov, porta-voz presidencial russo. “Ele será recebido pelo presidente Vladimir Putin”, disse Peskov.”

Stephane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, afirmou que Guterres classificou o momento como “de grande perigo e consequências” e “gostaria de discutir medidas urgentes para trazer a paz na Ucrânia e o futuro do multilateralismo com base na Carta das Nações Unidas e do direito internacional”.

Pausa humanitária

Em 19 de abril, Guterres enviou mensagens às missões permanentes da Rússia e da Ucrânia na ONU com uma solicitação dirigida aos presidentes dos dois países para recebê-lo em suas respectivas capitais. Na mesma data, ele também fez um pedido público pelo Twitter para um cessar-fogo entre os dois lados durante a semana santa da Páscoa cristã ortodoxa, que termina em 24 de abril.

“Estou pedindo uma pausa humanitária ortodoxa na Semana Santa para a guerra na Ucrânia”, postou o secretário-geral da ONU. “Convido todas as partes – e todos os campeões da paz ao redor do mundo – a se juntarem ao meu apelo de Páscoa. Salve vidas. Pare o derramamento de sangue e destruição. Abra uma janela para o diálogo e a paz.

Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Que comovente! Um apelo humanitário do fundo do Twitter! Pedir uma trégua durante a Páscoa soa como estímulo para prosseguir a guerra depois da breve pausa!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.