Uma bomba da Segunda Guerra Mundial matou um homem e deixou outro ferido em Ostrava, no leste da República Tcheca. O artefato explodiu nesta sexta-feira, 8, durante escavações, informou a polícia. “Podemos confirmar que a explosão foi causada por munições da Segunda Guerra Mundial”, comunicou no Twitter.
Segundo o jornal Ceska Televize, o funcionário trabalhava no conserto de um prédio e, aparentemente, tentou cortar o artefato, pensando ser a estrutura de um esgoto antigo. A vítima, de 49 anos, não resistiu à explosão; a outra, de 31 anos, teve ferimentos na cabeça e foi levada ao hospital.
A polícia retirou cerca de 50 pessoas que se encontravam em casas localizadas em um raio de 300 metros, de modo a tentar evitar mais mortes em virtude de uma possível nova explosão.
Kriminalisté pracují s verzí, že muž si mohl zřejmě myslet, ze se jedná o staré kanalizační potrubí. Na likvidaci kovového materiálu použil rozbrušovačku a došlo k explozi. pic.twitter.com/s8pKnmem5g
— Policie ČR (@PolicieCZ) April 8, 2022
As munições usadas durante a Segunda Guerra Mundial são frequentes no nordeste da República Tcheca, região pela qual o Exército Vermelho passou em 1945.
No outono do ano passado, a polícia retirou em duas ocasiões mais de mil pessoas de Ostrava, depois de encontrar munição da Segunda Guerra Mundial que ainda não havia explodido.
Leia também: “Lula e a arte de desdizer-se”, artigo de Caio Coppolla publicado na Edição 107 da Revista Oeste