A Constituinte do Chile entrega o texto final da nova Carta Magna ao presidente Gabriel Boric nesta segunda-feira, 4. Contudo, o documento não tem apoio popular suficiente, segundo as mais recentes pesquisas de opinião do país. A população vai dar o veredito no início de setembro.
Segundo levantamento do instituto Mori publicado na semana passada, 42% dos chilenos hoje rejeitam a Carta, e 38% a aprovam. Há 9% de indecisos e 11% que pretendem se abster. A pesquisa mais recente da Cadem mostra diferença maior, com 51% de rejeição e 33% de aprovação, e 16% de indecisos.
Para grande parte dos chilenos, a Constituinte priorizou causas particulares e foi alheia ao sentimento geral, ao destacar pautas de esquerda. José Antonio Kast, ex-candidato a presidente do Chile, critica o novo texto. Em entrevista a Oeste, Kast disse que a “Carta Magna não trata dos problemas reais do país”.
“Esperamos que os cidadãos rejeitem a atual proposta da Constituinte do Chile”, disse Kast. “A maioria dos chilenos quis mudanças constitucionais, mas não essas que hoje levariam o país a um fracasso semelhante ao experimentado por outras nações com mudanças parecidas.”
Leia também: “José Antonio Kast: ‘O Foro de São Paulo é uma ameaça real'”, entrevista publicada na Edição 119 da Revista Oeste
Devia ter sido feito comparação dos principais pontos da constituição atual e a proposta. Aí sim seria possível tomar posição.
Chilenos elegeram um drogado, abortista e cheio de ideologia de prostituição, irão pagar o pato.
Vamos preocupar com o Brasil que já tá difícil, um povo bebum, otário…oremos e atuemos, todo cuidado é pouco com o stf, tse, terroristas, pedófilos, traficantes, lacradores, mídia…
Os culpados não são os que votaram nesse Boulos chileno, e sim os que se abstiveram de votar ( isentões e limpinhos ), por culpas desses últimos que se acovardaram o Chile já está pagando o preço, se o afegão médio brasileiro não cair na real o criminoso e ex presidiário de nove dedos vai voltar ao poder por aqui!
O povo do Chile quis fazer gracinhas para o mundo e elegeu um moleque para presidente que se lasquem , estou preocupado é com o Brasil não eleger o PCC para presidência!!
Eu sou você amanhã? Assim perguntou o Zé Braziu o idiota.
Constilacre
Socialista/Comunista quer q as pessoas vivam imersas na fantasia q eles criaram (bobagens como ideologia de gênero e a sexualização exacerbada das pessoas, associado a questões vazias de meio ambiente) e se esqueçam do q realmente importa, trazendo todos para baixo e nivelando todos no mais raso nível. Depois disso feito a dominação total é muito simples.
Exatamente, mas se mostrar a um esquerdista que ele é um rato de laboratório de um Sistema vermelho, ele chama quem mostra a realidade de drogado e alucinado. Só podemos ter pena dessas pessoas mas impossível não sentir a raiva tb por quererem nos arrastar junto para essa matrix vermelha…
Podiam dizer quais são as principais mudanças.
Agora vão ter que consertar a “besteira” que fizeram. Vai dar um pouco de trabalho mas ainda tem jeito.
Ninguém mandou elegerem essa b0st@
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar;
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico;
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Os Chilenos são um povo submisso em sua grande maioria, e adoram que outras pessoas indiquem o presidente da República que vão governar.
Assim será com a nova constituição comunista financiada pela China, o pacato povo vai deixar para as pessoas supostamente mais preparadas que escolham por eles, assim como ocorria no Brasil.
Chilenos nunca foram pacatos, muito menos submissos. Apenas estão vendo o estrago que a esquerda pode fazer e se voltando contra Borič, que só foi eleito pela falta de lideranças competentes de direita.
Vê se isso aí tem cara de presidente de uma república…
“… fracasso semelhante ao experimentado por outras nações com mudanças parecidas” cof cof Brasil e a CF de 88 cof
Chilenos, não sigam nosso mau exemplo… ainda estamos pagando essa conta