Pular para o conteúdo
publicidade
José Antonio Kast | Foto: Divulgação
Edição 119

José Antonio Kast: ‘O Foro de São Paulo é uma ameaça real’

Ex-candidato a presidente do Chile critica o governo de Gabriel Boric, elogia Bolsonaro e pede resistência contra o socialismo na América Latina

Cristyan Costa

-

“Radical” e “ultradireitista”. Os dois adjetivos usados pela velha imprensa para se referir a José Antonio Kast não resistem ao jeito polido e manso do ex-deputado que quase se tornou presidente do Chile em 2021. Caçula de dez irmãos, Kast nasceu em Santiago, em uma família de imigrantes alemães católicos. Sua relação com o liberalismo clássico também “vem de família”, conta: um de seus irmãos, Miguel, foi um dos Chicago Boys, o grupo de economistas que defendia a desregulação econômica como estratégia de crescimento, tendo sido ministro de Estado e presidente do Banco Central durante o governo de Augusto Pinochet.

Advogado, Kast também foi deputado federal entre 2002 e 2014. Mesmo fora do Parlamento, fundou o Partido Republicano em 2019, cujo estatuto informa ser “absolutamente contra o aborto em todas as suas formas, contra o casamento homossexual e a favor do direito dos filhos de ter pai e mãe”. O partido também promove “uma economia social de mercado, com forte defesa da livre-iniciativa privada em matéria econômica”.

publicidade

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.