Sem exibir os mísseis balísticos e com soldados vestindo trajes de proteção, a Coreia do Norte promoveu nesta quinta-feira, 9, o tradicional desfile militar em comemoração ao aniversário de fundação do país. O evento foi acompanhado pelo ditador Kim Jong-un, que desta vez não fez nenhum pronunciamento.
Aviões de caça sobrevoaram o desfile, realizado na praça Kim Il-sung, em Pyongyang. Entre as armas exibidas, estavam lançadores de foguetes e rebocadores carregando mísseis antitanque.
Leia mais: “Ditador da Coreia do Norte rejeitou 3 milhões de vacinas, diz Unicef”
Alvo de uma série de sanções econômicas da comunidade internacional, a ditadura norte-coreana mantém programas de armas nucleares e mísseis balísticos e geralmente aproveita os desfiles para mostrar os projetos mais recentes. Em janeiro, um dia antes da posse do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o regime exibiu mísseis balísticos para submarinos.
Leia também: “ONU vê indícios de que Coreia do Norte reiniciou reator nuclear”
Estudantes e funcionários do governo desfilaram nesta quinta com máscaras de gás e trajes de proteção da cor laranja. Unidades paramilitares também participaram da celebração. O jornal Rodong Sinmun publicou uma foto de Kim Jong-un acenando para as tropas e os espectadores.
Leia também: “Coreias do Sul e do Norte restabelecem comunicação após mais de um ano”
Com informações da agência France-Presse