Senado do Chile absolve Piñera em processo de impeachment

Decisão foi tomada cinco dias antes das eleições presidenciais, nas quais ele não irá concorrer
-Publicidade-
Presidente do Chile, Sebastián Piñera | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Presidente do Chile, Sebastián Piñera | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Senado do Chile rejeitou nesta terça-feira, 16, um processo de impeachment contra o presidente Sebastián Piñera. Ele entrou na mira do Congresso por suspeitas de irregularidades na venda de uma mineradora em uma operação realizada em um paraíso fiscal.

A absolvição ocorre cinco dias antes das eleições presidenciais, nas quais Piñera não irá concorrer. A oposição não conseguiu os votos necessários – 29 de 43 – para remover o presidente, que terminará seu segundo mandato em março.

-Publicidade-

O processo de impeachment contra Piñera havia sido admitido na semana passada na Câmara dos Deputados. O caso da mineradora veio à tona por meio de uma investigação jornalística internacional conhecida como Pandora Papers.

O líder do país também passou por uma das maiores crises da democracia chilena em 2019, quando milhões de manifestantes prostestaram por semanas a favor de mudanças sociais e, em decorrência disso, o país formula uma nova Constituição.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Isso. Não pode ser condescendente com nenhum ato supostamente ilícito. Desde que se investigue e tenha certeza que o gestor seja culpado. O que não é o caso do Brasil. Aqui os corruptos admitem que roubaram, com a ajuda dos gestores de plantão e há apenas UM preso…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.