Sendero Luminoso, o ‘fantasma’ que assombra os peruanos

'A simples menção do nome do grupo provoca arrepios' na população do país, afirma Dagomir Marquezi na Revista Oeste
-Publicidade-
Sendero Luminosos é 'o verdadeiro fantasma que assombra os peruanos', diz Dagomir Marquezi
Sendero Luminosos é 'o verdadeiro fantasma que assombra os peruanos', diz Dagomir Marquezi | Foto: Reprodução

Em seu artigo publicado na Edição 72 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi aborda os rumos do Peru sob o comando da esquerda, com o presidente recém-eleito Pedro Castillo, representante do extremismo socialista tão conhecido na região.

Marquezi afirma que “o verdadeiro fantasma que assombra os peruanos” foi despertado pelo primeiro-ministro Guido Bellido. Durante um debate, Bellido deixou clara sua simpatia pelo grupo revolucionário Sendero Luminoso, que levou o país ao caos nos anos 1980 e início da década de 1990, tornando-se famoso pela extrema violência que provocou mais de 35 mil mortes. “A simples menção do nome do grupo provoca arrepios na maioria dos peruanos”, lembra o colunista.

Leia um trecho:

-Publicidade-

“Por enquanto o ‘novo’ Sendero está limitado a 450 seguidores na região central dos Andes. Agem como uma quadrilha dedicada à extorsão de traficantes de coca. Seu objetivo primeiro é afastar qualquer repressão ao tráfico de drogas na região. E também garantir que qualquer sinal de progresso seja cortado pela raiz. Pois fanáticos maoistas só conseguem algum sucesso em regiões de miséria absoluta.

O Sendero Luminoso vai voltar a crescer? O Peru vai se tornar outra Venezuela com Pedro Castillo? Assessores cubanos estão a caminho de Lima? O regime chinês — cada vez mais saudoso de Mao Tsé-tung — vai propor algum novo grande acordo com o atual presidente peruano? O Brasil deve se preparar para novas ondas de refugiados?”

Revista Oeste

Além do artigo de Dagomir Marquezi, a Edição 72 da Revista Oeste traz reportagens especiais e textos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Evaristo de Miranda, Gabriel de Arruda Castro, entre outros.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Telegram
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro