O Departamento de Defesa do governo dos Estados Unidos e as Forças Armadas norte-americanas divulgaram na sexta-feira 20 imagens que servem de alento e esperança em meio ao horror a que o mundo assiste no Afeganistão, com a volta dos terroristas do Talibã ao poder depois de 20 anos.
As dezenas de fotos divulgadas mostram soldados norte-americanos e de outros países da coalizão que atuou em território afegão nas últimas duas décadas cuidando de bebês e crianças no aeroporto de Cabul, local das operações de evacuação lideradas pelos EUA.
Leia mais: “Grécia constrói muro de 40 km para barrar entrada de afegãos”
Dezenas de homens e mulheres, desesperados com os riscos aos seus filhos, entregaram as crianças aos cuidados dos militares. Vídeos que circulam desde ontem nas redes sociais mostram bebês sendo “transportados” de mão em mão até chegarem aos braços de soldados posicionados atrás de muros.
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, classificou as imagens divulgadas pelo Exército norte-americano como “um ato de compaixão”. “Um pai pediu aos soldados que cuidassem do bebê, que estava doente. O fuzileiro que é visto esticando o braço levou a criança para o hospital norueguês que fica no aeroporto. Eles cuidaram da criança e a devolveram para o pai. Não sei quem ele é, nem se solicitou um visto especial de imigração”, afirmou.
Leia também: “‘Operações aéreas no Afeganistão foram retomadas’, diz porta-voz do Pentágono”
A repercussão das imagens tomou conta das redes sociais e mobilizou, inclusive, lideranças políticas nos EUA. O congressista republicano Peter Meijer, veterano da Guerra do Iraque, escreveu no Twitter que se sentia “orgulhoso” pela atitude dos militares do país. “Estes são os Estados Unidos que todos nós devemos incorporar”, afirmou.
Leia mais: “Não posso garantir o resultado da saída dos norte-americanos do Afeganistão, afirma Biden”
Um paraquedista do Exército do Reino Unido cuja identidade não foi divulgada, que também participa das operações de evacuação no Afeganistão, disse ao jornal britânico The Independent que as mães estavam “desesperadas” e pediam para que os soldados salvassem seus filhos.
Leia também: “Putin critica interferência externa no Afeganistão”
“Elas gritavam ‘salvem meu bebê’ e jogavam os bebês em nossa direção. Alguns deles caíram no arame farpado. Foi horrível o que aconteceu. Ao final da noite, não havia nenhum homem entre nós que não estivesse chorando”, afirmou o militar.
.@USMC Marines from the 24th Marine Expeditionary Unit and @USNavy Corpsmen with @spmagtf_cr_cc provide fresh water to children at Hamid Karzai International Airport in Kabul, Afghanistan. #HKIA pic.twitter.com/44Drj1I5rL
— Department of Defense 🇺🇸 (@DeptofDefense) August 20, 2021
INDESCRIBABLE CRISIS
A baby is handed over to the American soldiers over the perimeter wall of the Kabul airport. pic.twitter.com/zZ4pQTRnig— Aninda Dey (@FightTheBigots) August 20, 2021
Heartbreaking scenes at Kabul Airport. Desperation of Afghan parents, hoping a future for their children, handing their babies over a wall and wires to American soldiers. #Afghanistan pic.twitter.com/9xTdKYShbc
— Hatice ‘Deniz’ AVCI (@HaticeDenizAVCI) August 19, 2021
This horrific photograph
(📷Omar Haidari via @Reuters) should haunt Joe Biden & Boris Johnson for the rest of their terms in office. A baby passed up by frantic family to US military at Kabul airport. Imagine how desperate you have to be to do this? What fate awaits that child? pic.twitter.com/Xej2NtBCSe— Piers Morgan (@piersmorgan) August 20, 2021
Afghan babies passed over the wall at Kabul airport now being transported to Europe.
Here a Norwegian soldier cradles a baby on its way to Oslo in a military transport plane. pic.twitter.com/qHNXvq4Tuv
— Nick🇬🇧🇪🇺🇺🇦 (@nicktolhurst) August 21, 2021
KABUL, AFGHANISTAN: Sergeant Breanna Jessop, XVIII Airborne Corps' 82nd Airborne, cares for an Afghan child at the Hamid Karzai International Airport.
Our Soldiers continue to support the Non-Combatant Evacuation mission.
We are the #ImmediateResponseForce. pic.twitter.com/BbRZcywdew
— XVIII Airborne Corps & Fort Liberty (@18airbornecorps) August 21, 2021
PHOTOS: US Soldiers Comfort Babies At Kabul Airport
American soldiers are pictured holding babies and providing water for some children at the Hamid Karzai International Airport in Kabul, Afghanistan.
Credit: Facebook | US Department of Defense pic.twitter.com/4c3IbRZO1A
— Punch Newspapers (@MobilePunch) August 21, 2021
OS EUA TINHA AVISADO QUE NÃO ESTAVAM AGUENTANDO A CONTA DA OTAN E DA ONU, ENQUANTO A EUROPA FICAVA BANCANDO O TANGA FROUXA.
AGORA, DEIXEM O FARDO PARA A pilantrONG JOGAR NAS COSTAS DA CHINA E DA RÚSSIA LÁ NO ORIENTE E CUIDEM DE TODAS AS AMÉRICAS COM MAIS INTENSIDADE DO QUE FOI DURANTE A GUERRA FRIA.
Meu Deus tenha piedade 😭😭😭😭😭😭
Meu Deus! Venha Senhor!
E o PCO vem com esse papo de “acabou o imperialismo americano” no Afeganistão. Com suas mães atirando seus bebês nas mãos “dos inimigos”. Dia 07 de setembro estaremos nas ruas!!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷