STF inicia hoje julgamento que decidirá se a CPI da Covid pode convocar governadores

A ministra Rosa Weber já votou para tornar voluntária a presença dos chefes estaduais nas oitivas do colegiado
-Publicidade-
Apenas um ministro já votou
Apenas um ministro já votou | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal iniciaram na madrugada desta quinta-feira, 24, o julgamento que decidirá se a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 pode convocar governadores. Os juízes têm até 23h59 de amanhã para inserir os votos, já que o plenário é virtual. Dos magistrados, Rosa Weber foi a única a proferir sentença no sentido de suspender o chamamento de governadores pela CPI, decidindo que eles podem comparecer voluntariamente ao colegiado.

Segundo Weber, a CPI “excedeu os limites constitucionais” ao convocar os chefes estaduais. A ministra entendeu, ainda, que o uso de verbas federais pelos Estados está submetido à apreciação do Tribunal de Contas da União, não de CPIs. A Revista Oeste tem noticiado várias operações da Polícia Federal contra prefeitos e governadores. Muitos deles são suspeitos de desviarem recursos destinados ao enfrentamento da pandemia de coronavírus. O caso ficou conhecido como “Covidão”.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

6 comentários

  1. Pode até ser que seja uma atribuição do TCU esse tipo de investigação de verbas federais destinadas aos estados. Porém todos sabem que esse TCU é um puxadinho do congresso, portanto mais um “tribunal” político; então nesse caso, é melhor esperar alguns anos para se investigar isso daí… se investigarem.

    1. Primeiro que é óbvio que uma CPI comandada por corruptos, não vai querer saber de corrupção. Muito menos um STF constituído por corruptos também vai querer saber. E está na cara que essa palhaçada que se vê na CPI todos os dias é uma tabelinha com a mídia corrupta para liquidar com os votos de 2022 para o banana do Bolsonaro. Só isso, eles nunca almejaram o impeachment, só querem acabar com a imagem desse governo e tirá-lo na urna.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site