Uma grande sucuri havia sido avistada quando “abraçou e engoliu” um cateto, uma espécie de porco-do-mato, no Rio Sucuri, em Bonito (MS).
Nas imagens, é possível observar o momento em que a cobra se enrola em volta do cateto, que parece já estar sem vida embaixo d’água.
Em outro momento do vídeo, a serpente abre a boca para começar a engolir a presa.
O guia de turismo Célio Araújo passava de barco no local, quando se deparou com a cena impressionante.
Em entrevista ao portal de notícias g1, Araújo explica que presenciou a cena depois de perceber um macaco estava agitado demais na mata.
Leia também: “Cão combatente do tráfico de drogas ganha aplausos ao se aposentar, no Maranhão”
“Eu estava subindo o rio, no horário mais ou menos das 14 horas”, detalhou o guia. “Próximo de um banhado, na parte de brejo, eu vi um vulto e um macaco agitado, aí coloquei o grupo na água e voltei.”
Araújo revela que, quando voltou e passou “por ela de novo, ela tinha estrangulado o porco, tinha matado ele”.
Sobre a sucuri que comeu o porco-do-mato
De acordo com o guia turístico, a sucuri deve medir por volta 5 metros. Ele relatou que sempre a vê pela região.
“Importante frisar que, quando eu cheguei para filmar ela, eu cheguei bem quietinho, sem fazer movimento brusco”, disse Araújo. “Senão ela acaba se espantando, põe medo nela, ela larga a presa, aí depois ela não volta mais para pegar.”
Além disso, Araújo ainda destaca que as sucuris têm medo de humanos e só atacam quando se sentem ameaçadas.
“O animal é tímido, quando ele vê alguém, ele vai fugir, isso é muito importante falar também, porque geralmente os turistas têm medo”, disse Araújo. “O animal jamais vai atacar uma pessoa, se a pessoa não chegar lá e mexer com ela, tem que sempre manter distância.”
Li a noticia rapidamente e pensei que um petista estava pescando e foi agarrado pela sucuri. Depois entendi que é a natureza sendo natureza.