Tabaco e álcool lideram causas de câncer no mundo, informa novo estudo

Quase 34% dos casos da doença estão relacionados ao fumo
-Publicidade-

Um estudo publicado nesta sexta-feira, 19, na revista médica The Lancet concluiu que quase metade dos casos de câncer em todo o mundo são atribuíveis ao uso de cigarro e álcool. Trata-se de um dos maiores estudos sobre mortalidade no mundo, que envolveu pesquisadores de diversos países.

A pesquisa integra o estudo Global Burden of Diseases (GBD), que mostra as principais causas de morte em todo o mundo e envolve mais de 1,8 mil pesquisadores de 120 países.

“De acordo com a nossa análise, 44,4% das mortes por câncer em todo o mundo são atribuíveis a um fator de risco que foi medido”, escreveram os responsáveis pela pesquisa. Desse porcentual, 33,9% estão relacionados ao uso de tabaco e 7,4% ao de álcool. Os outros 3,1% se devem a riscos relacionados à alimentação e outras causas.

-Publicidade-

A pesquisa permite conhecer detalhadamente os fatores de risco de acordo com as regiões do mundo, mesmo que já se soubesse que tabaco e álcool têm potencial cancerígeno. A conclusão sugere a necessidade aumentar as políticas de prevenção em saúde pública, uma vez que muitos desses fatores de risco estão relacionados a comportamentos que podem ser alterados ou evitados.

No entanto, mais da metade dos casos de câncer não é atribuível a um determinado fator de risco, o que mostra que a prevenção não é suficiente. Nesse caso, segundo os autores, deve haver diagnóstico suficientemente precoce e tratamentos eficazes.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.