País asiático diz que a Organização Mundial da Saúde ignora o auxílio taiwanês para o tratamento do coronavírus por pressão da China
O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Hsu Szu-chien, acusou a Organização Mundial da Saúde (OMS) de não compartilhar os dados sobre o coronavírus repassados pelo país ao órgão, incluindo detalhes sobre os seus casos e métodos de prevenção.
Taiwan não é membro nem da ONU e nem da OMS por pressão da China, que considera a ilha de pouco mais de 23 milhões de habitantes como uma província rebelde.
Ao contrário da China — uma ditadura comandada pelo Partido Comunista — Taiwan é uma democracia vibrante, com economia de mercado, multipartidarismo e liberdade de opinião e de imprensa.
Em pronunciamento, o governo taiwanês afirmou que ao ignorar o país durante a pandemia do coronavírus, a OMS está fazendo jogo político com a vida de milhões de pessoas e que a ilha merecia elogios pelos seus rápidos métodos de detecção e o baixo número de casos. Na última semana, Taiwan afirmou que a organização liderada por Tedros Adhanom se recusou a repassar informações ao país no início da pandemia.
Em uma raro posicionamento, no último domingo a OMS declarou que sempre acompanhou o desenrolar da pandemia em Taiwan e que aprendeu com os métodos de prevenção e que está trabalhando em conjunto com especialista de saúde taiwaneses.
Como resposta, a porta-voz do ministro da Relações Exteriores, Joanne Ou, afirmou que a OMS: “precisa rever as restrições inaceitáveis impostas a Taiwan por pressão política”.
De acordo com a Agência Reuters, Taiwan foi excluída de 70% dos encontros técnicos da OMS na última década, incluindo um evento para discutir o coronavírus em fevereiro, onde os representantes taiwaneses foram proibidos de participar. “Isso mostra que quando a OMS afirma que está aprendendo com todas as regiões para compartilhar as ‘melhores práticas’, não condiz com a realidade”, disse Joanne.
Taiwan é a China que deu certo. Comunistas são o escremento do mundo. A OMS nada mais é que um puxadinho da China.
Não faz parte da ONU,por isso que dá certo!
Sabem realmente do que o seu povo precisa,a ONU,não sabe de nada!