O Talibã, que retomou o poder no Afeganistão depois de 20 anos, anunciou na terça-feira 7 os integrantes do governo provisório no país. A maior parte dos ministros é formada por antigos membros da milícia.
O primeiro-ministro interino será Hasan Akhund, que já havia liderado o governo afegão entre 1996 e 2001, antes de o regime dos extremistas ser derrubado pelas forças militares dos Estados Unidos.
Leia mais: “Talibã anuncia que assumiu o ‘controle total’ do Vale do Panjshir”
Abdul Ghani Baradar, uma das principais lideranças do grupo, será um dos vices. O ministro do Interior será Sirajuddin Haqqani, um dos terroristas mais procurados dos EUA por envolvimento em uma série de ataques suicidas.
Cargo considerado estratégico do novo governo, o ministro da Defesa será Mohammad Yaqoob. Ele é filho do mulá Omar, um dos fundadores do Talibã.
No início da semana, como noticiou Oeste, a milícia anunciou que derrotou os rebeldes e assumiu o “controle total” da região do Vale do Panjshir, a última das 34 províncias do país que ainda não havia sido dominada pelo Talibã no Afeganistão.
Leia também: “Angela Merkel quer negociar com Talibã retirada de trabalhadores”