O grupo terrorista Talibã assumiu o controle da cidade de Zaranj, capital da província de Nimroz, localizada no sudoeste do Afeganistão. Trata-se da primeira capital de província a ser dominada pelos insurgentes desde o início de sua ofensiva, em maio de 2021. Conforme noticiou Oeste, o chefe do serviço de comunicação do país, Dawa Khan Menapal, foi morto pela milícia.
“Sim, posso confirmar que hoje [sexta-feira], ao meio-dia, a cidade de Zaranj caiu nas mãos dos talibãs”, disse o governador da província, Roh Gul Khairzad, à agência France Presse. “Tomaram o controle do gabinete do governador, da sede da polícia e da prisão.”
Os talibãs assumiram o controle de grande parte das províncias localizadas no interior do Afeganistão desde que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a retirada das tropas norte-americanas do país asiático. Embora os terroristas tenham vencido as forças militares de algumas capitais provinciais durante a ofensiva, a tomada de Zaranj representa um grande marco.
Com informações do jornal The Wall Street Journal
Leia também: “O inferno afegão em nova fase”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 58 da Revista Oeste