Depois da retirada das tropas dos Estados Unidos do território afegão, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou nesta terça-feira, 31, que a milícia deseja manter uma relação amistosa com o governo norte-americano.
O grupo de radicais convocou uma entrevista coletiva no aeroporto de Cabul, palco das operações de evacuação lideradas pelos EUA nas últimas duas semanas, e celebrou a retomada de poder, de fato, do país.
Leia mais: “Últimos soldados dos EUA deixam o Afeganistão”
“Parabéns ao Afeganistão. Essa vitória pertence a todos nós”, disse Mujahid. “Queremos ter boas relações com os EUA e com o mundo. Saudamos boas relações diplomáticas com todos”, completou o porta-voz do Talibã.
Leia também: “Atentados do Estado Islâmico no Afeganistão devem cessar após saída dos EUA”
A embaixada dos EUA em Cabul anunciou hoje a suspensão das operações. “Depois de o governo dos EUA retirar seu pessoal de Cabul, continuaremos a ajudar os cidadãos dos EUA e suas famílias no Afeganistão a partir de Doha, no Catar”, informou o órgão.
Leia também: “Chanceler da China afirma aos EUA que o mundo tem de ‘guiar positivamente’ o Talibã”
Nada de se estranhar, afinal o governo americano nessa questão foi uma mãe pro Talibã. Devolveu de mão beijada o controle do local e ainda deixou uma mimos (armas, etc…). Claro que terão uma relação muito amigável (com o governo, claro). Os terroristas serão eternamente gratos.