O Talibã ordenou uma nova restrição às liberdades das mulheres afegãs. Elas estão proibidas de embarcar em voos sem a companhia de um parente do sexo masculino. A determinação do grupo extremista foi repassada às companhias aéreas do país na quinta-feira 24, segundo a agência de notícias France Presse.
Uma carta encaminha à companhia Ariana Afghan, à qual a agência teve acesso ontem, confirmou as novas instruções. “Nenhuma mulher pode viajar em um voo local ou internacional sem um parente masculino”, segundo o documento.
Desde seu retorno ao poder, em agosto de 2021, os talibãs anunciaram várias restrições à liberdade das mulheres, geralmente aplicadas localmente, de acordo com as autoridades regionais do Ministério para a Promoção da Virtude e a Prevenção do Vício.
O movimento islamita prometeu que apresentaria uma versão mais tolerante do rígido código de comportamento que seu governo impôs no primeiro período no poder, de 1996 a 2001.
Mas, desde agosto, as mulheres foram excluídas da maioria dos cargos públicos e do ensino médio. Além disso, elas também são obrigadas a usar roupas de acordo com uma interpretação estrita do Alcorão.
As novas medidas contra o deslocamento das mulheres foram divulgadas poucos dias depois do fechamento das escolas do ensino médio para meninas — apenas algumas horas após a reabertura pela primeira vez desde a chegada dos islamitas radicais ao poder.
Os talibãs já haviam proibido as mulheres de viajarem sozinhas por estrada entre cidades caso o trajeto supere 70 quilômetros, mas até agora elas tinham permissão para embarcar em voos.
O ministério do país rebateu e divulgou que não repassou nenhuma diretriz para proibir as viagens de mulheres sozinhas em aviões.
Let’s go, Brandon!!!
Por quê as feministas não vão pra lá protestar?
Tirar a roupa e urinar dentro das igrejas aqui no ocidente é fácil.
Quem tem de ler isso é a turma da Europa progressista e o jão bidê, que foram condescendentes e até defenderam “diálogo” com esses terroristas. Que esses canalhas levem suas mulheres e filhas pra lá.
Dias, agora fingem que não é com eles.
Dou meu maior incentivo e mando um pix para passagens e estadia, para as feministas, artistas da Globo, Anita, Pablo Vitar irem ao Afeganistão fazerem manifestação contra o Talibã.