A tenista chinesa Peng Shuai, que estava desaparecida há pelo menos dez dias, supostamente reapareceu nesse fim de semana.
Em vídeos e fotos publicados nas redes sociais, a mulher que seria a tenista chinesa participou da abertura de um torneio juvenil em Pequim, na China, dando autógrafos e acenando para o público.
Trata-se da “primeira aparição pública” de Peng Shuai desde que ela acusou de estupro um figurão do Partido Comunista da China, no início do mês.
Fotos de Peng Shuai, vestida com um agasalho esportivo azul-marinho, calça branca do patrocinador do evento e cercada de crianças, foram publicadas na conta oficial do China Open, na rede social Weibo, equivalente ao Twitter na China.
A pressão crescente da ONU, dos Estados Unidos e do Reino Unido, bem como de estrelas do tênis mundial, cobrando explicações e o paradeiro da atleta, fez o governo chinês divulgar imagens de Peng.
Desde sexta-feira 19, fotos e vídeos de Shuai começaram a aparecer nas redes sociais, publicadas por pessoas próximas do governo.
Depois de ver as imagens, a Federação Internacional de Tênis Feminino informou que considera os registros insuficientes para tranquilizar sobre a segurança da atleta e comunicou que continuará buscando a confirmação de que Peng Shuai esteja segura.
Peng Shuai attends the opening ceremony of Junior Tennis Challenger Finals this morning in Beijing. pic.twitter.com/f6KFomB85h
— Shen Shiwei 沈诗伟 (@shen_shiwei) November 21, 2021
Saiba mais sobre a polêmica
A tenista de 35 anos desapareceu repentinamente no início do mês, após ter acusado Zhang Gaoli, um poderoso ex-chefe do Partido Comunista Chinês, 40 anos mais velho, de tê-la forçado a ter relações sexuais.
Em uma mensagem publicada em 2 de novembro na sua conta oficial no Weibo, ela descreve uma relação forçada com Zhang, um homem casado e ex-vice-primeiro-ministro do país. A mensagem ficou no ar por um curto espaço de tempo, até ser censurada na internet na China.
A Organização das Nações Unidas cobrou explicações do governo comunista da China sobre o paradeiro da tenista.
Campeã nas duplas em Roland Garros (2014) e Wimbledon (2013), a tenista chinesa Peng Shuai disputou seu último torneio em Doha, no Catar, no começo de 2020. A tenista atingiu o topo do ranking da WTA em 2014, terminando o ano na 3ª posição.
Tudo muito esquisito, aliás, como tudo que vem da China.
Por que não uma entrevista com a tenista para desmentir os supostos boatos ? Simples assim.