Um terremoto de magnitude 6,1 graus na escala Richter atingiu a região costeira de Iwate, no norte do Japão, nesta segunda-feira, 1º. Autoridades e moradores ficaram em alerta.
Apesar do susto, o tremor de terra não resultou em vítimas nem na emissão de alertas para eventuais riscos de tsunamis no litoral japonês. De acordo com as informações, também não houve registro de dano material significativo.
As autoridades sismológicas do Japão confirmaram que, apesar da intensidade do terremoto, não há necessidade de evacuar a região. A decisão foi tomada depois de avaliação das condições marítimas e do padrão de ondas.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A Província de Iwate, que fica no nordeste da Ilha de Honshu, está familiarizada com os riscos sísmicos da região. Conforme informações, houve verificação de estruturas logo depois do terremoto.
Japão e a preparação para enfrentar terremoto
O mais recente terremoto a atingir o Japão reforçou a necessidade de se preparar, em termos de estrutura, para incidentes desse tipo. Especialistas ressaltam a importância da preparação contínua para desastres naturais. Recomenda-se que os moradores revisem e atualizem regularmente seus planos de emergência, participem de treinamentos conduzidos pelas autoridades locais e mantenham kits de emergência acessíveis e atualizados.
O tremor ocorreu no momento em que o Japão encara um problema de saúde pública. Médicos do país trabalham contra o surto de uma bactéria rara e mortal. Ela é responsável por gerar infecção, com letalidade de cerca de 30%.