País-arquipélago da Oceania, formado por 180 pequenas ilhas, Tonga registrou na sexta-feira 29 o primeiro caso de covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Segundo as autoridades sanitárias locais, trata-se de um viajante da Nova Zelândia.
O primeiro-ministro de Tonga, Pohiva Tu’i’onetoa, informou que o turista veio da cidade neozelandesa de Christchurch e está isolado em um hotel. No início da semana, o governo tonganês deve anunciar se adotará medidas restritivas para a população.
O voo em que o viajante da Nova Zelândia estava incluía integrantes da equipe olímpica de Tonga que participaram dos Jogos de Tóquio e ainda não tinham retornado ao país desde o fim do evento esportivo, em agosto.
Segundo dados do site Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, a vacinação caminha a passos lentos em Tonga — cerca de 30% da população tomou as duas doses da vacina contra a covid-19. O governo do país tem manifestado preocupação com o recente aumento de casos da doença na Austrália e na Nova Zelândia.