As tropas da Ucrânia conseguiram um avanço significativo neste sábado, 1º, ao cercar milhares de soldados russos na cidade de Lyman, no leste do país, segundo um porta-voz do governo local.
A Rússia vinha usando a cidade como um centro logístico e de transporte para suas operações no norte da região de Donetsk, uma das áreas estratégicas da invasão militar.
“O agrupamento russo na área de Lyman está cercado”, afirmou Serhii Cherevatyi, porta-voz das forças do leste da Ucrânia, sobre o cerco aos soldados russos.
Estima-se que as forças russas em Lyman tenham cerca de 5 mil soldados, mas o número de tropas cercadas pode ter caído por causa de baixas e alguns oficiais em fuga.
Relacionadas
Na última sexta-feira 30, o presidente russo Vladimir Putin anunciou a anexação de quatro regiões da Ucrânia (15% do território). Nesta semana, um referendo realizado nessas áreas confirmaram a separação.
O Ocidente, contudo, não reconhece o resultado, visto que há denúncias de ucranianos sendo forçados a votar pela anexação. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, afirmou acreditar que o anúncio da anexação será uma “forte escalada” das tensões.
Em resposta, os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira sanções abrangentes e severas à Rússia em razão da anexação de regiões da Ucrânia. As medidas se destinam a centenas de pessoas e empresas, incluindo integrantes do complexo militar industrial da Rússia e membros do Legislativo russo.