A noite desta terça-feira, 5, foi de vitórias (no plural) para o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Até as 23h59, pelo horário de Brasília, ele anunciou ter levado a melhor sobre Nikki Haley em 11 dos 15 Estados norte-americanos que realizaram hoje as primárias do Partido Republicano — procedimento que ajuda definir quem será o representante da legenda na disputa pela Presidência da República.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Até o fim da noite desta terça-feira, Trump usou as redes sociais para comemorar as vitórias nos seguintes Estados:
- Virgínia;
- Carolina do Norte;
- Oklahoma;
- Arkansas;
- Tennessee;
- Texas;
- Massachusetts;
- Colorado;
- Minnessota;
- Maine; e
- Alabama.
Em outros três Estados dos EUA que realizaram as votações primárias do Partido Republicano nesta terça-feira, os resultados ainda não haviam se tornado públicos no início da madrugada desta quarta-feira, 6: Alasca, Califórnia e Utah. Nikki venceu em Vermont, de acordo com projeções do canal Fox News.
Leia mais:
Com os resultados da “superterça”, como é conhecida a data por ter mais de uma dezena de Estados com votações para as prévias do partidos, Trump se consolida como o favorito para ser o nome dos republicanos na eleição presidencial. No pleito programado para 5 de novembro, o atual presidente dos EUA, Joe Biden, deverá ser o representante do Partido Democrata na disputa.
Caso a projeção se confirme, os eleitores norte-americanos irão ver uma reedição da eleição de 2020. Na ocasião, o então presidente Trump perdeu para Biden. No colégio eleitoral, o democrata conquistou 306 delegados, enquanto o candidato republicano ficou com 232.
Trump versus Nikki Haley nas primárias do Partido Republicano
Na tentativa de voltar ao comando da Casa Branca, Donald Trump tem uma única concorrente interna no Partido Republicano. Ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley busca desbancar o favoritismo de seu oponente — mas sem sucesso até o momento.
Leia também: “Putin diz preferir Joe Biden a Donald Trump na Casa Branca”
Até agora, Nikki venceu Trump em apenas uma primária, a do Distrito de Columbia, onde fica a capital norte-americana, Washington. A votação ocorreu no último domingo, 3, e serve para garantir 19 delegados para a convenção do Partido Republicano — para receber a indicação é necessário ter a maioria dos 2.429 delegados.
Na briga contra Trump, Nikki Haley acumula derrotas marcantes. Ela perdeu, por exemplo, as prévias realizadas em seu berço político, a Carolina do Sul. Além disso, acabou perdendo em Nevada, local onde o nome do ex-presidente não apareceu na cédula — na ocasião, “nenhum desses candidatos” foi a opção mais popular junto ao eleitorado republicano.
Conforme projeção do site do canal Fox News às 0h50 desta quarta-feira (no horário de Brasília), Nikki Haley tem somente 52 delegados. Trump, a saber, soma 416.
Leia também: “Os papagaios ideológicos”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 201 da Revista Oeste
E mais: “Trump vem aí”, por Rodrigo Constantino