O ex-presidente Donald Trump deu mais um passo rumo à tentativa de reconquistar o comando da Casa Branca. Neste sábado, 24, ele venceu as primárias do Partido Republicano no Estado norte-americano da Carolina do Sul.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Na disputa interna dos republicanos pela indicação de quem irá enfrentar o atual presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, Trump voltou a superar a sua única oponente neste momento das prévias: Nikki Haley.
De acordo com as estimativas de rede norte-americana Fox News, Trump conquistou cerca de 61% dos votos das primárias da Carolina do Sul. Nikki alcançou aproximadamente 39%.
Para Nikki Haley, o resultado nas primárias deste sábado representam uma derrota “dentro da própria casa”. Ex-deputada e ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, ela foi governadora da Carolina do Sul de janeiro de 2011 a janeiro de 2017.
Nas primárias de hoje, 50 delegados estavam em jogo pela indicação do Partido Republicano para a disputa presidencial. Com a vitória em votos absolutos no Estado, Trump conquistou 29 delegados. Houve ainda a distribuição dos outros 21 conforme os resultados nos distritos — com o ex-presidente levando a melhor em todos, segundo as projeções.
É preciso somar 1.215 delegados para conquistar o direito de representar os republicanos na eleição para presidente dos EUA. Até agora, nessa disputa interna, o ex-presidente tem 113 delegados. Nikki soma apenas 17, conforme registra o site do canal CNN Brasil.
Com o placar deste sábado, Trump soma a quarta vitória sobre Nikki Haley. Ele levou a melhor em todas as prévias que já ocorreram. O ex-presidente venceu as primárias dos Estados de Iowa, Nevada e, agora, Carolina do Sul. Além disso, recebeu mais votos nas Ilhas Virgens Americanas, território dos EUA localizado no Caribe.
Novamente Trump X Biden?
Com a vitória nas primárias da Carolina do Sul, Donald Trump amplia o favoritismo para representar o Partido Republicano na eleição presidencial dos EUA, que está programada para 4 de novembro. Caso conquiste o número necessário de delegados, ele deverá enfrentar — mais uma vez — Joe Biden.
Atual presidente norte-americano, Biden venceu o duelo com Trump na disputa de 2020. Na ocasião, o democrata conquistou 306 votos do colégio eleitoral, enquanto o seu adversário ficou com 232.
“Nunca vi o Partido Republicano tão unido”
Donald Trump
Para este ano, Trump demonstra entusiasmo para buscar um resultado diferente. Ao vencer as prévias do Partido Republicano na Carolina do Sul, ele comemorou.
“Foi mais cedo do que prevíamos e maior do que prevíamos”, disse Trump, sobre o resultado no Estado localizado na costa sudeste dos EUA. “Nunca vi o Partido Republicano tão unido como agora.”
Leia também: “Os papagaios ideológicos”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 201 da Revista Oeste
E mais: “Trump vem aí”, por Rodrigo Constantino