publicidade
Mundo

Trump, sobre Leão XIV: ‘Fraco no combate ao crime e péssimo em política externa’ 

Republicano afirma que escolha do pontífice no conclave teria sido influenciada por sua presença na Casa Branca

Nos últimos dias, o papa intensificou manifestações contra conflitos armados | Foto: Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma série de críticas ao papa Leão XIV, neste domingo, 12, e questionou sua atuação na política externa do Vaticano. O embate ocorre enquanto o pontífice mantém posição pública contra a morte de inocentes em decorrência da guerra no Oriente Médio.

Trump publicou as declarações em sua rede social, a Truth Social, e também falou com jornalistas no mesmo dia. O republicano classificou o papa como “péssimo” em política externa e atribuiu a ele uma postura que considera inadequada diante de temas como segurança e armamento nuclear.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Trump declarou que prefere a posição de Louis Prevost, irmão do pontífice, por considerá-lo alinhado às políticas do governo republicano. Em seguida, disse que “não aceita” um líder religioso que condene ações militares norte-americanas. 

“Não quero um papa que ache normal o Irã ter uma arma nuclear”, escreveu. “E não quero um papa que critique o presidente dos Estados Unidos porque estou fazendo exatamente aquilo para o qual fui eleito.”

O presidente ainda questionou a escolha de Leão XIV. Segundo ele, o papa não figurava entre os nomes cotados durante o conclave e teria sido escolhido em razão de sua nacionalidade norte-americana. Trump afirmou que sua própria presença na Casa Branca influenciou esse cenário.

“Se eu não estivesse na Casa Branca, Leão não estaria no Vaticano”, acrescentou. “Leão deveria se recompor como papa, usar o bom senso, parar de ceder à esquerda radical e se concentrar em ser um grande papa, não um político. Isso está prejudicando-o muito e, mais importante, está prejudicando a Igreja Católica!”

Bispos defendem papel espiritual de Leão XIV

As críticas provocaram reação da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA. O arcebispo de Oklahoma City, Paul Coakley, divulgou uma nota em defesa do pontífice.

“Estou consternado com a escolha do presidente de escrever palavras tão depreciativas sobre o santo padre”, disse. “O papa não é seu rival; tampouco é um político.”

Coakley destacou que Leão XIV exerce uma função espiritual, atua com base em princípios religiosos e fala a partir da mensagem do Evangelho e do cuidado com os fiéis, sobretudo em regiões marcadas por vulnerabilidades.

+ Leia também: “China supera EUA em investimento científico e amplia liderança global”

Nos últimos dias, o papa intensificou manifestações contra conflitos armados. Em publicações nas redes sociais, ele criticou diretamente o uso da religião para justificar operações militares.

“Deus não abençoa nenhum conflito”, afirmou. “Quem é discípulo de Cristo, o Príncipe da Paz, jamais estará do lado daqueles que um dia empunharam a espada e hoje lançam bombas. A ação militar não criará espaço para a liberdade ou para tempos de paz, que só advém da promoção paciente da convivência e do diálogo entre os povos.” 

1 comentário
  1. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    O papel do Papa 🦁 XIV como chefe da Igreja católica é de apasiguar os ânimos não é de açular o ódio.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade