A possibilidade de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscar um novo mandato como vice-presidente nas eleições de 2028 foi descartada por ele mesmo nesta segunda-feira, 27. Ele conversou com jornalistas no avião presidencial Força Aérea Um, em viagem a Tóquio.
Embora alguns aliados tenham sugerido que Trump poderia tentar o cargo de vice-presidente para viabilizar mais um mandato, ele rejeitou essa hipótese. “Eu teria permissão para fazer isso”, afirmou o presidente à agência Reuters. “Eu não faria isso. Acho que é muito esperto. Sim, eu descartaria essa possibilidade, porque é muito esperta. Acho que as pessoas não gostariam disso. É muito esperto. Não é — não seria certo.”
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O debate surgiu depois de Trump ter feito menções públicas sobre a questão e distribuído bonés com a inscrição “Trump 2028” na Casa Branca. A Constituição dos Estados Unidos, por meio da 22ª Emenda, impede que uma pessoa seja eleita para a Presidência em três ocasiões.

Trump apoia Vance e Rubio em 2028
Alguns apoiadores sugeriram que Trump poderia ser candidato a vice-presidente, com outro nome a concorrer à Presidência e depois renunciar, o que permitiria seu retorno ao cargo. No entanto, adversários questionam a legalidade desse tipo de estratégia.
Ao abordar a possibilidade de um terceiro mandato, Trump declarou: “Eu adoraria fazer isso. Tenho meus melhores números de todos os tempos”. Indagado se realmente descartava essa opção, respondeu: “Não estou descartando? Quero dizer, você terá que me dizer.”
O presidente também elogiou o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Estado, Marco Rubio, e sugeriu que os dois seriam uma boa chapa para concorrer à Presidência em 2028. “Acho que se eles formassem um grupo, seria imparável. Eu realmente acredito. Acredito nisso.”
Quando um presidente exerce terceiro mandato, a nação em questão já não está mais em uma democracia – veja Hugo Chávez, Ortega, os irmāos Castro, Putin, o bebum criminoso de nove-dedos…