publicidade
Mundo

Trump faz 'última advertência' ao Hamas

Ele exige que o grupo terrorista aceite plano que prevê cessar-fogo imediato e a libertação dos reféns

Trump ameaça Hamas
O momento mais aguardado deve ocorrer na quinta-feira 30: o encontro com Xi Jinping | Foto: Reprodução/Instagram Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, advertiu neste domingo o grupo Hamas sobre as consequências caso rejeite a proposta de cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

Em sua rede Truth Social, ele declarou: “Não haverá mais!”, descrevendo a mensagem como a “última advertência”. Trump ressaltou que a oferta é clara e que qualquer resistência do grupo terá um custo elevado.

“Todos querem os reféns em casa”, declarou, colocando a palavra casa em letras maiúsculas. “Todos querem que esta guerra acabe! Os israelenses aceitaram meus termos. É hora do Hamas aceitar também. Eu avisei o Hamas sobre as consequências de não aceitar. Este é meu último aviso, não haverá outro”

As declarações do presidente dos EUA, vieram depois da divulgação de uma nova proposta feita pelo enviado especial norte-americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff, apresentada na semana passada ao Hamas. O plano prevê cessar-fogo imediato e a libertação dos reféns ainda mantidos pelo grupo terrorista.

Em resposta, o Hamas declarou estar disposto a negociar “de maneira imediata” um acordo abrangente, condicionado à retirada das tropas israelenses de Gaza e ao fim das operações militares.

“Recebemos qualquer passo que ajude os esforços para deter a agressão contra nosso povo”, declarou a organização extremista. O grupo reitera que já havia aceitado previamente uma proposta intermediada por Egito, Catar e EUA. Israel, porém, nega esta versão.

Trump já havia alertado o Hamas

Desde 7 de outubro de 2023, quando os ataques de Hamas contra Israel começaram e a ofensiva militar subsequente teve início, Gaza enfrenta uma crise humanitária.

Leia mais: “Netanyahu diz que Israel não desistirá até ‘vitória completa’ em Gaza”

Trump tem mantido o tema como prioridade em sua agenda internacional, ao sublinhar que a possibilidade de um cessar-fogo ainda existe.

Dias antes, o presidente já havia feito uma previsão implacável em relação à continuidade da guerra. “Vai ser desagradável – essa é a minha opinião, a escolha de Israel, mas essa é a minha opinião”, disse Trump. “Eles têm que soltá-los [os reféns]”.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.