Para o presidente americano a organização não fez um bom trabalho para impedir a pandemia
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/04/32984155372_c5064eb351_k.jpg)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que mantém a sua decisão de cortar temporariamente o financiamento para a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o chefe de Estado, a organização não fez um bom trabalho para impedir a pandemia.
“A OMS não conseguiu obter, verificar e compartilhar informações” e “não investigou a China”, disse Trump.
O presidente também afirmou que ainda em dezembro de 2019, havia “informações críveis” de que o vírus seria transmissível de uma pessoa para outra, mas que a OMS desprezou a gravidade da ameaça e não respondeu de maneira apropriada.
“Tantas mortes foram causadas por seus erros”, acusou Trump.
Na semana passada, como foi noticiado por Oeste, o deputado republicano Guy Reschenthaler apresentou um projeto de lei exigindo que o Congresso norte-americano retenha o financiamento dado à Organização Mundial da Saúde até que seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, renuncie ao posto.
A proposição da medida ocorreu depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a OMS, chamando a organização apoiada pelas Nações Unidas de “muito centrada na China”.
Em artigo publicado por Oeste, Alexandre Borges expões as entranhas da Organização Mundial da Saúde e de seu presidente, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que traz desconfiança não apenas para o Estados Unidos, mas para o mundo. Afinal, a eleição do etíope para o comando da OMS foi amplamente apoiada pelo governo chinês, o segundo maior patrocinador da organização depois dos Estados Unidos.
Em um outro artigo escrito por J.R. Guzzo para Oeste, o jornalista acrescenta: “o governo da China não apenas mentiu, dizendo, repetidas vezes, que não havia epidemia nenhuma. Prendeu médicos e cientistas que alertaram sobre o vírus. Pesquisadores sumiram e nunca mais foram vistos até hoje.”
Mas como o próprio Guzzo nos lembra, “o presidente do Senado, o ministro Gilmar e a mídia que imagina saber das coisas nos dizem que eles [OMS] são a autoridade número 1 da saúde mundial. Eis aí o Brasil ignorante, subdesenvolvido e destinado, sempre a ser o último a saber.”
Go ahead mister Trump.
Aqui, temos que interromper o financiamento aos Partidos políticos. O Fundo Eleitoral fere o Direito do Cidadão. Falam tanto em DEMOCRACIA e Estado Democrático de Direito…
Aqui no Brasil Gilmar e Cia iam dar uma liminar pra manter o pagamento.
Muito bem Sr Trump
Medida justíssima! OMS se tornou serviçal da China.
Clap, clap, clap!