Um tsunami atingiu a costa do arquipélago de Tonga, no sul do Pacífico, neste sábado, 15, pouco depois do registro de uma erupção de um vulcão submarino. Até o momento, não há relatos sobre vítimas.
Uma base dos Estados Unidos em Samoa Americana foi a primeira a emitir o alerta de tsunami na região. A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai ocorreu por volta das 17h20 (pelo horário local). Ele está localizado a 65 quilômetros de Tongatapu, principal ilha da nação insular de cerca de 70 mil habitantes.
As ondas também atingiram parte da ilha de Vanua Levu, no nordeste de Fiji.
Segundo informações do site Islands Bussiness, policiais e tropas do Exército evacuaram o palácio do rei Tupou VI, de Tonga, que fica perto da costa. O monarca está a salvo.
O serviço meteorológico de Tonga divulgou imagens de satélite registradas depois da erupção do vulcão. Nas redes sociais, foram publicados vídeos e fotos relacionados ao tsunami.
Tonga é um país-arquipélago da Oceania formado por 180 pequenas ilhas. Em novembro do ano passado, a nação ganhou destaque no noticiário por ter decretado lockdown depois de um único caso de covid-19 em seu território.
Can literally hear the volcano eruption, sounds pretty violent. pic.twitter.com/gX6z2lSJWf
— Dr Faka’iloatonga Taumoefolau (@sakakimoana) January 15, 2022
Tonga’s Hunga Tonga volcano just had one of the most violent volcano eruptions ever captured on satellite. pic.twitter.com/M2D2j52gNn
— US StormWatch (@US_Stormwatch) January 15, 2022
Na Tonga da mironga, do cabuletê….