Com um único caso de covid-19, Tonga, na Oceania, decreta lockdown

Governo do país-arquipélago decidiu fechar totalmente a Ilha de Tongatapu, onde vive a maioria da população
-Publicidade-
Ilha de Tongatapu, onde vive a maioria da população do país, entrou em <i>lockdown</i>
Ilha de Tongatapu, onde vive a maioria da população do país, entrou em lockdown | Foto: iStockphoto

Quatro dias depois de confirmar o primeiro e até agora único caso de covid-19 em seu território, o governo de Tonga decidiu recorrer à medida mais extrema: decretou lockdown na principal ilha do pequeno país da Oceania. A medida foi anunciada nesta terça-feira, 2, pelo primeiro-ministro tonganês, Pohiva Tu’i’onetoa.

O fechamento total da Ilha de Tongatapu, onde vive a maioria da população do país, é uma “medida de prevenção” para evitar a eventual disseminação do novo coronavírus em Tonga, alega o governo local. Escolas, bares, restaurantes e todos os estabelecimentos comerciais estão proibidos de abrir as portas, e um toque de recolher noturno foi decretado.

-Publicidade-

As pessoas também não podem mais circular pelas ruas e só estão autorizadas a sair de casa para comprar alimentos ou remédios, além de ir ao banco ou a consultas médicas e hospitais.

País-arquipélago da Oceania, formado por 180 pequenas ilhas, Tonga registrou na sexta-feira 29 o primeiro caso de covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Trata-se de um turista que veio da cidade de Christchurch, na Nova Zelândia. Ele está isolado em um hotel.

Segundo as autoridades neozelandesas, o viajante estava totalmente vacinado com duas doses do imunizante da Pfizer e havia sido submetido a um teste antes do embarque, que deu negativo. Havia 215 passageiros no voo, entre os quais integrantes da equipe olímpica de Tonga que participaram dos Jogos de Tóquio e ainda não tinham retornado ao país desde o fim do evento esportivo, em agosto.

Equipes de saúde, policiais e funcionários do aeroporto que estavam trabalhando quando o avião chegou ao país foram colocados em quarentena.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.