A TV estatal do regime de Vladimir Putin, a Russia24, classificou como “uma vergonha” o erro do presidente norte-americano, Joe Biden, que chamou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky de “presidente Putin”. O canal afirmou que o equívoco “só indica o estado dele [Biden] nesse momento”.
Durante um discurso na cúpula da Otan em Washington, Biden confundiu-se e chamou o presidente ucraniano de “presidente Putin”, mas corrigiu-se imediatamente. “E agora quero passar a palavra ao presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação, senhoras e senhores, o presidente Putin”, disse Biden, antes de corrigir-se para “presidente Zelensky”.
“Vocês vão derrotar o presidente Putin, presidente Zelensky. Estou muito focado em derrotar Putin”, continuou Biden enquanto se corrigia.
A Rússia e a Ucrânia travam uma guerra sangrenta há mais de dois anos, desde que os russos invadiram o território ucraniano, em fevereiro de 2022.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Biden tem cometido sucessivos erros
As gafes e as confusões de Biden têm se repetido sistematicamente depois que assumiu o cargo de presidente. No entanto, até recentemente, tanto os democratas quanto a grande imprensa fingiam não ver o que se chama agora de traços de “senilidade”.
Porém, há duas semanas, o problema não pôde mais ser ignorado. No debate com o republicano Donald Trump as confusões mentais de Biden ficaram evidentes. Desde então, apoiadores e políticos democratas têm insistido na tese de renúncia da candidatura. O presidente norte-americano afirma, no entanto, que está plenamente capaz.