Um ataque aéreo na cidade de Dnipro, na Ucrânia, matou uma criança de 2 anos e deixou 22 pessoas feridas na noite do sábado 3. A informação foi divulgada, neste domingo, 4, pelas autoridades locais.
O presidente do país, Volodimir Zelenski, culpou a Rússia pelo bombardeio que, segundo a polícia, destruiu parte de dois prédios, dez casas, uma loja e um gasoduto.
“À noite, o corpo de uma menina foi removido das ruínas de uma casa na comunidade Pidhorodnenska”, disse Serhiy Lisak, governador da região de Dnipropetrovsk. “Ela tinha acabado de completar dois anos.”
De acordo com o governador, entre os 22 feridos, estão cinco crianças. Das cinco, três estão em estado grave precisando de cirurgia. “Mais uma vez, a Rússia mostra que é um Estado terrorista”, declarou Lisak.
Segundo a agência de notícias AFP, 485 crianças morreram na Ucrânia e mais de mil ficaram feridas desde que a Rússia invadiu o país.
Os ataques aéreos russos à Ucrânia foram intensificados nas últimas semanas, assim como os ataques das tropas ucranianas contra o país de Vladimir Putin. A Ucrânia passou meses elaborando uma contraofensiva para recuperar o território perdido desde a invasão russa, há 15 meses.
Leia também: “A guerra da Ucrânia faz trágico aniversário”, artigo de Flávio Morgenstern para a Edição 153 da Revista Oeste.