A Ucrânia está próxima de se tornar o 28º membro da União Europeia. Nesta sexta-feira, 17, o bloco continental emitiu um parecer favorável para aceitar os ucranianos na entidade, oferecendo ao país o “status de candidato”. O ingresso é considerado estratégico para o enfrentamento da guerra com a Rússia, que já dura quase quatro meses.
O parecer veio por meio da Comissão Europeia, órgão independente que representa os interesses da União Europeia. Agora, o processo de admissão da Ucrânia vai prosseguir se os 27 membros concordarem com a decisão.
O avanço da aceitação da Ucrânia na União Europeia acontece um dia depois da visita de três líderes importantes do bloco a Kiev. O presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, estiveram na capital ucraniana para uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Nós quatro apoiamos o status da Ucrânia de candidata ao bloco”, declarou Macron, na quinta-feira 16, em entrevista coletiva.
Nesta sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula van der Leyen, informou que a Ucrânia está próxima da admissão, porque já cumpriu 70% do protocolo de normas exigido pelo bloco. No entanto, ela afirmou que o país precisa avançar em questões como os direitos humanos e o combate à corrupção. “O processo é por meritocracia. Então, depende inteiramente da Ucrânia”, afirmou.
“Os ucranianos estão prontos para morrer pela perspectiva europeia. Queremos que vivam conosco o sonho europeu”, complementou Ursula.
Enquanto isso tome bomba no lombo, vejamos o que irá sobrar de país pra se juntar a UE…
Já avisei que isso vai dá merda 06!!!
Show