UE apoia plano dos EUA para governo de transição na Venezuela

A União Europeia afirmou, nesta sexta-feira, 3, que o plano dos Estados Unidos de um governo de transição na Venezuela "vai na linha" de uma solução pacífica promovida pelo bloco. Na terça-feira, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, defendeu que esse governo não teria a participação nem do ditador Nicolás Maduro nem do autoproclamado presidente interino Juán Guaidó. Em seguida, eleições presidenciais seriam organizadas.
-Publicidade-

Grupo de Lima também apoiou a proposta do secretário de estado norte-americano

-Publicidade-

A União Europeia afirmou, nesta sexta-feira, 3, que o plano dos Estados Unidos de um governo de transição na Venezuela “vai na linha” de uma solução pacífica promovida pelo bloco.

Na terça-feira, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, defendeu que esse governo não teria a participação nem do ditador Nicolás Maduro nem do autoproclamado presidente interino Juán Guaidó. Em seguida, eleições presidenciais seriam organizadas.

“A proposta americana vai na linha da UE de propor uma saída pacífica para a crise, por meio de uma via negociada para um governo democrático”, diz a declaração do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Juan Guaidó apoiou a proposta, e Maduro classificou a ideia de “aberração”.

Na quinta-feira, 2, o Grupo de Lima também manifestou seu apoio à sugestão considerando que ela busca “garantir o retorno à democracia na Venezuela mediante a celebração de eleições presidenciais e parlamentares livres”.

Como informa a agência France-Presse, a União Europeia alertou ainda para o “devastador impacto humano” que a pandemia do novo coronavírus pode ter em “um país que enfrenta uma situação econômica, social e humanitária já grave”.

O bloco reiterou sua vontade de ajudar o “povo venezuelano”.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site