-Publicidade-

UE e Reino Unido retomam negociações pós-Brexit

Sétima rodada de discussões tenta fazer avançar acordos sobre futura relação comercial entre o bloco e britânicos.
Sétima rodada de negociações pós-Brexit teve início nesta quarta-feira | Foto: Robins7/Wikimedia Commons
Sétima rodada de negociações pós-Brexit teve início nesta quarta-feira | Foto: Robins7/Wikimedia Commons | rodada, brexit, negociação, união europeia, reino unido, comércio

Sétima rodada de discussões tenta fazer avançar acordos sobre futura relação comercial entre o bloco e britânicos

rodada, brexit, negociação, união europeia, reino unido, comércio
Sétima rodada de negociações pós-Brexit teve início nesta quarta-feira
Foto: Robins7/Wikimedia Commons

Autoridades da União Europeia (UE) e do Reino Unido iniciaram a sétima rodada de negociações nesta quarta-feira, 19, para chegar a um acordo pós-Brexit sobre todos os aspectos das relações futuras, do comércio à segurança, embora diplomatas digam que o acordo levará semanas, no mínimo.

O negociador-chefe britânico, David Frost, e o da UE, Michel Barnier, jantaram juntos ontem antes das negociações, que abordaram as questões dos direitos de pesca em águas britânicas e a garantia de que a ajuda estatal preserve a concorrência justa.

“A parte dos auxílios estatais em termos de igualdade de condições e as pescas continuam a ser os principais obstáculos. Se isso mudar, todo o resto vai se encaixar”, disse um diplomata da UE.

Segundo fontes ligadas ao bloco econômico europeu, a presente rodada não deve trazer grandes avanços; resultados mais promissores são esperados apenas em setembro.

Os britânicos votaram em um plebiscito há quatro anos para sair da União Europeia e, após muito diálogo, o Reino Unido formalmente deixou o bloco de 27 nações em 31 de janeiro.

A Grã-Bretanha agora passa por um período de transição até o fim deste ano, mas um acordo sobre sua relação futura com a UE precisa ser concluído até outubro para garantir que seja ratificado dentro do prazo.

Se não se obtiver um acordo, o comércio entre britânicos e o bloco europeu será efetuado nos termos da Organização Mundial do Comércio, o que incluiria tarifas e cotas e seria mais oneroso para empresas.

Com informações da Agência Brasil

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês