A União Europeia (UE) aplicará sanções contra a Rússia. A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 21, depois de o presidente russo, Vladimir Putin, reconhecer a independência de duas regiões separatistas no leste da Ucrânia: Donetsk e Luhansk. Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Kremlin violou o direito internacional.
“A UE reagirá com unidade, firmeza e determinação em solidariedade à Ucrânia”, disse o comunicado assinado por von der Leyen e pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
A Ucrânia quer que as sanções contra Moscou sejam impostas rapidamente, afirmou seu ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba. “Acreditamos que existem razões legítimas para impor pelo menos algumas das sanções agora”, salientou. “Isso serve para demonstrar que a UE não está apenas falando sobre o assunto, mas também está preparada para agir”, salientou.
Relacionadas
A decisão do Kremlin pode inflamar o impasse sobre uma escalada militar russa na fronteira ucraniana. Atualmente, há mais de 100 mil soldados russos a postos, esperando o sinal verde de Moscou. Putin, por sua vez, nega qualquer plano de invasão e acusa as potências ocidentais de histeria.
Em comunicado transmitido pela TV, Putin disse que a ameaça à Rússia aumentará substancialmente caso a Ucrânia resolva fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Leia mais: “Rússia X Ucrânia – De que lado você está?”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 97 da Revista Oeste
Ursula von der Leyen recebeu o epíteto “Flinten-Uschi” ou “Uschi- Espingardas” , período de 2013-2019 em que foi ministra da defesa. A verve da presidente dá um soninho; tadinha.
Rigorosamente neste caso não há nada a se fazer. A Rússia, hoje, faz o que quiser. Além de ter a união européia sob sua dependencia energética, tem um poderio militar inigualável. Se quisesse invadir a Europa toda esta não teria como se defender. Os EUA teriam que entrar numa guerra atomica e hoje é um País muito mais vulnerável do que a Rússia, pois tem uma área muito menor e uma concentração populacional muito maior. Mas há lições a aprender: a Europa precisa buscar fontes alternativas para não depender de um País que é traumatizado por invasões e que eventualmente se torna hostil. Os europeus e americanos necessitam trabalhar mais juntos para desenvolvimento tecnológico seguro, sem risco de espionagem, investir em armas e equipamentos robotizados, guerra à distáncia diminuindo perda de vidas, drones cada vez mais precisos e letais, enfim precisam se preparar melhor pra poder enfrentar situações como essas, infelizmente. Não se pode esquecer também da China. China e Rússia são países administrados por ditadores que esmagam qualquer oposição. Então pra eles tudo é mais rápido, ágil e fácil.
A UE com Kosovo (região da Sérvia ocupada por imigrantes albaneses) pode separar e é legítimo … já com essas regiões da Ucrânia (ocupadas por populações de origem russa) não pode … qual a lógica ?? Mais um típico exemplo em que as regras mudam de acordo com a cara de quem é julgado … o duplo padrão parece q faz parte desse mundo ocidental … esse mundo de contradições um dia vai acabar … olhar o conflito pela narrativa da imprensa internacional é um erro de amador … todo mundo aqui sabe como a imprensa internacional fábrica fatos e extrapola na interpretação (eles trabalham de acordo com a pauta de interesse deles , e não pelos fatos reais) , vide os relatos da Amazonia em chamas , do Biden presidente legítimo (fraudes ?? Impossível !!) , BLM movimento pacifista (nunca queimou um estabelecimento comercial ) , do vírus que surgiu de forma natural , do lockdown é medida científica e o passaporte sanitário bloqueia transmissão de vírus , do Lula já ganhou a eleição , sem falar do STF age de acordo com a constituição ou é impossível violar as urnas eletrônicas … fora a nova da vacina EXPERIMENTAL e obrigatória pra crianças e adolescentes , pq são vacinas oficiais do PNI !! ou seja , nunca procure a imprensa tradicional pra entender alguma coisa …
Vai impor só algumas sanções agora, é? E depois vai impor mais outras e mais outras, etc… Já dá para ver que esse pessoal não está a falar sério. Vou desligar e dormir, apesar de ainda estar cedo.
UE e BIDÊ é um abraço de afogados.
Sabem é encher o saco com a Amazônia e não cuidam da própria casa
A maioria dos países europeus dependem do gás e de fertilizantes da Rússia.
Irão aguentar quantos minutos com as sanções?
Cuba está a 62 rindo dos EUA.
O ditador venezuelano faz o que bem entende.
Estão só dando um tempo até vir a próxima crise, a chamada “mudanças climáticas”, para começarem a nos encher o saco mais uma vez com essa questão amazônica. Agora só falta aparecer mais um profeta do Apocalipse a dizer que o desmatamento que só eles enxergam das florestas tropicais em todo o mundo, irá liberar os mais diversos vírus que estão adormecidos no interior dessas florestas e que qualquer mudança climática, fará com que essas pragas aflorem e se espalhem pelo mundo globalizado, provocando outras pandemias, quiçá mais virulentas ainda que as até então conhecidas. Segundo eles, ninguém sabe o que pode vir do interior daquele mato, a não ser os próprios amazônidas.
Essa UE tá igual ao Biden, um fracasso total.