A Igreja Católica tem dez novas personalidades canonizadas desde o domingo 15, com destaque para um santo que também atuava como jornalista. Na lista, o papa Francisco formalizou a canonização de cinco padres, quatro freiras e um índio, que foi martirizado por sua fé.
Tito Brandsma foi um padre holandês que se opôs ao regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ele ajudou a fundar a Universidade Católica de Nijmegen, onde foi nomeado reitor, em 1932. O novo santo também foi jornalista, criando em 1909 um diário católico, publicação que chegou a ter 13 mil cópias na cidade de Oss em seu auge.
São Tito escreveu contra os nazistas no início da década de 1940, tanto em publicações como em cartas enviadas à cúpula da Igreja. O novo santo foi uma voz da resistência na Holanda ocupada pelos alemães, que se opunha à expulsão de estudantes judeus de escolas católicas.
Nas comunicações com bispos da época, São Tito condenou o antissemitismo e disse que a ideologia nazista era incompatível com a Igreja. O padre foi preso em 1942 e enviado para o campo de concentração de Dachau, no sul da Alemanha, onde foi executado com injeção letal.
Em resposta à notícia de sua canonização, um grupo de jornalistas católicos pediu ao papa que declarasse São Tito padroeiro da profissão, ao lado de São Francisco de Sales — ex-bispo francês que ajudou a converter cerca de 40 mil calvinistas com seus textos, no século 16.
A onda do papa é pop é coisa do passado , o papa de hj tá sem credibilidade política e religiosa , essa última desde qdo abençoou o Lula ladrão, o pontífice na minha visao desacreditado nada conhece do nosso cotidiano , triste fim dos católicos falta de aviso não foi !
Esse papinha… dá uma no cravo outra na ferradura, a quem pensa que engana? Porque fica calado vendo no mundo queimarem igrejas? Outros papas estão se revirando no túmulo!!
Nazismo, o câncer da humanidade. Os Povos Judeus foram quase dizimadas por um ditador louco, perverso e satânico, Adolf Hitler. Está hoje num lugar que nunca deveria ter saído. Do Inferno.